Oi pessoal, a questão é ista, passei num mestrado na USP e eu gostaria saber o que tão difícil é conseguir a bolsa de capes ou se é melhor trabalhar ao tempo que faço o mestrado? Estou com uma oportunidade de trabalho que me pagaria 6500 ao mês, então por um lado é um bom dinheiro e acho bom não ter que deixar a indústria* enquanto faço o mestrado, por otro eu gostaria poder deixar o trabalho e pegar a bolsa se vejo que a questão tá complicada e não estou conseguindo render no trabalho e na faculdade.

Ckmk foram suas experiências como bolsistas?

  • felipesiles
    link
    fedilink
    arrow-up
    3
    ·
    edit-2
    1 year ago

    Depende muito do programa de pós que você tem matrícula. No meu programa (PPGMUS-ECA-USP) eles fazem todo ano uma seleção interna, que resulta num ranking, e vão distribuindo bolsas por ordem desse ranking de acordo com a disponibilidade. Esse ranking é baseado em alguns critérios como: clareza e relevância do projeto, produção intelectual, entre outras coisas. Agora no doutorado estou com bolsa porque fui o primeiro colocado desse ranking, mas no mestrado fiz inteiro sem bolsa, porque esse ranqueamento começou a rolar só quando eu já estava quase terminando. Minha sugestão é você aceitar sim a oportunidade de trabalho e tentar a bolsa. Aí se der certo a bolsa você larga o emprego.

    • driving_croonerOP
      link
      fedilink
      arrow-up
      2
      ·
      1 year ago

      Acabei de ver os horários das aulas, e desafortunadamente seg/ter/qua tem aula que vai das 10 até as 18 parando só a almoçar. Então basicamente vou ter que escolher entre o trabalho ou o mestrado.

  • AlehCemy
    link
    fedilink
    arrow-up
    3
    ·
    1 year ago

    Dá uma boa checada nas bolsas, porque em geral elas exigem dedicação exclusiva, ou seja, você não poderia ter carteira assinada em outro trampo. Teria que viver somente da bolsa, e em alguns poucos casos, você poderia trabalhar de forma bem pontual como PJ se não extrapolar uma carga horária que é estabelecida no edital da bolsa.

  • dirlididi
    link
    fedilink
    arrow-up
    2
    ·
    1 year ago

    depende mto da faculdade e do curso. lembro que em SP as bolsas da FAPESP eram mais interessantes (tanto em valor como em acesso).

    sobre levar indústria e facudade… depende tb do curso. se for algo mais profissional, provavelmente funciona. mas recomendaria fazer só 20~30h (ou consultorias) caso queira realmente trabalhar enquanto faz mestrado.

    mas… tudo depende da pessoa, curso, capacidade, trabalho…

    tenta falar o curso que talvez ajude mais a refinar mais como é a situação. mas pode procurar alguém que já faça o mestrado para perguntar. o corpo discente é bem receptivo a discutir isso de forma mais aberta e honesta.

      • dirlididi
        link
        fedilink
        arrow-up
        2
        ·
        1 year ago

        Não consegui achar algum conhecido na mesma situação mas aparece por lá ou manda um email. Pessoal é sempre disposto a conversar.

  • All
    link
    fedilink
    arrow-up
    2
    ·
    1 year ago

    Olha, eu sou uma graduanda ainda, estudo em uma federal e na companhia qual faço estágio, conheço estagiários de mestrado e doutorado. Percebo que apesar da bolsa ser uma grande ajuda para o foco, alguns benefícios fazem falta, como o vale transporte, etc…

    Mas isso depende de área, como a minha área é de produção científica e qualidade, conheço várias pessoas que casaram o trabalho com o mestrado/doutorado/pós, pois podia usar o espaço do trabalho para produzir a pesquisa. Só digo isso de que vale a pena ser avaliado, pois no caso de minha irmã, ela optou em depender da bolsa de mestrado, demorou muito pra ela conseguir, ela também fez pela USP e as provas são bem concorridas, além de é bom você ter um bom contato com os professores, sei que no caso de bolsa FAPESP, um professor pode acabar recebendo mais pros projetos.

    Enfim, conheça antes de tudo o professor com quem você for orientado. Tem alguns malucos que exigem exclusividade de forma absurda, minha irmã sofreu muito com orientador maluco. Mas finalmente ela vai defender o mestrado dela esse ano

  • AcetilCoA
    link
    fedilink
    arrow-up
    1
    ·
    1 year ago

    Não sei, mas esse semestre ou semestre que vem queria já começar o meu mestrado e gostaria muito de conseguir a bolsa. Na minha idade não tenho condições de ficar sem dinheiro não.

      • AcetilCoA
        link
        fedilink
        arrow-up
        1
        ·
        edit-2
        1 year ago

        De olho no programa de visão computacional da Ufscar. Como eu sou biólogo cursando ADS, seria um sonho conseguir juntar as duas áreas e em visão computacional eu consigo pensar em algumas coisas para conseguir fazer isso…