Oi pessoal, a questão é ista, passei num mestrado na USP e eu gostaria saber o que tão difícil é conseguir a bolsa de capes ou se é melhor trabalhar ao tempo que faço o mestrado? Estou com uma oportunidade de trabalho que me pagaria 6500 ao mês, então por um lado é um bom dinheiro e acho bom não ter que deixar a indústria* enquanto faço o mestrado, por otro eu gostaria poder deixar o trabalho e pegar a bolsa se vejo que a questão tá complicada e não estou conseguindo render no trabalho e na faculdade.

Ckmk foram suas experiências como bolsistas?

  • All
    link
    fedilink
    arrow-up
    2
    ·
    1 year ago

    Olha, eu sou uma graduanda ainda, estudo em uma federal e na companhia qual faço estágio, conheço estagiários de mestrado e doutorado. Percebo que apesar da bolsa ser uma grande ajuda para o foco, alguns benefícios fazem falta, como o vale transporte, etc…

    Mas isso depende de área, como a minha área é de produção científica e qualidade, conheço várias pessoas que casaram o trabalho com o mestrado/doutorado/pós, pois podia usar o espaço do trabalho para produzir a pesquisa. Só digo isso de que vale a pena ser avaliado, pois no caso de minha irmã, ela optou em depender da bolsa de mestrado, demorou muito pra ela conseguir, ela também fez pela USP e as provas são bem concorridas, além de é bom você ter um bom contato com os professores, sei que no caso de bolsa FAPESP, um professor pode acabar recebendo mais pros projetos.

    Enfim, conheça antes de tudo o professor com quem você for orientado. Tem alguns malucos que exigem exclusividade de forma absurda, minha irmã sofreu muito com orientador maluco. Mas finalmente ela vai defender o mestrado dela esse ano