Algumas ações do governo Trump parecem loucura pura. Congelar os fundos da USAID é basicamente abdicar de poder, e, que político abdica de poder? Ameaçar aliados de OTAN, como Canadá e Dinamarca, ameaçar colocar tarifas em aliados… tudo isso enfraquece o país em um contexto que a gente esperava que o governo fosse tentar criar um bloco para se contrapor à China, nos moldes da guerra fria.

Qual argumento pode explicar essa política externa? Custo a crer que seja puro capricho ou burrice. O mais provável é que essas ações estejam alinhadas com algum objetivo político, mas qual objetivo seria esse? Qual possível endgame pode estar sendo perseguido?

    • CochiseOP
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      1
      ·
      14 hours ago

      Depois de postar isso ontem vi um comentário na Internet apostando na volta da divisão do mundo em zonas de influência. Um recuo dos EUA, de influência global para influência regional poderia ser um objetivo, fortalecendo a posição em uma parte do globo e abandonando outras.

      O problema é que embora seja relativamente fácil ver quais as áreas abandonadas, quais seriam as fortalecidas? Por lógica, seriam as Américas, mas tanta hostilidade com Canadá e México só fazem sentido caso o objetivo seja realmente uma anexação.

    • tea_pot_tinhas
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      2
      ·
      18 hours ago

      Dentre os aceleracionistas pegaram logo o cara que tem foguetes…