Juliana Nunes, Publicado em: 02/12/2024 às 16h:20

A data queridinha dos brasileiros trouxe muita promoção, mas também muita dor de cabeça. A Black Friday, celebrada na última sexta (29), contou com as tradicionais ofertas e liquidações, no segmento do e-commerce e também em lojas físicas. E assim como em outros anos, houve muita reclamação.

Segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (2) pelo Reclame Aqui, a data registrou uma marca histórica de reclamações, atingido mais de 14 mil queixas. O número foi batido já na sexta-feira (29), e deve seguir crescendo.

No ranking das 10 empresas “mais reclamadas” tem setores como varejo, telefonia, apostas e beleza e cosméticos. No topo da lista, estão empresas como Sephora, Magazine Luiza- Loja Online e Amazon, seguidas por players de nichos específicos, como a plataforma de apostas cassinopix e a marca de cosméticos Natura.

O CMO e Cofundador do Reclame Aqui, Felipe Paniago, observa que “a maioria das empresas do ranking, mesmo que tenham recebido um volume acima da média de reclamações, têm boas reputações, o que é reconhecido pelos consumidores. Agora, é importante acompanhar como essas empresas irão tratar essas insatisfações.”

A pluralidade dos segmentos é ainda mais evidente quando se olha para as 50 empresas com mais reclamações. Neste caso, entram marcas de alimentos, supermercados, fast food, moda e farmacêuticos.

Ainda conforme a plataforma, um volume significativo de pessoas em jornada de compra pesquisaram no site durante a Black Friday. De acordo com o reclame Aqui, a média diária de usuários na plataforma pesquisando empresas, reputação e a opinião de outros consumidores na última quinta (28) e sexta-feira (29) foi de 1,3 milhão.

Ranking das empresas mais reclamadas

1º - Sephora 2º - Magazine Luiza – Loja Online 3º - Amazon 4º - Mercado Livre 5º - Wepink 6º - Cassinopix 7º - TIM 8º - KaBuM! 9º - Natura 10º - Casas Bahia – Loja Online

#####Principais problemas

1º - Atraso na entrega (17,41%) 2º - Propaganda enganosa (16,98%) 3º - Produto não recebido (15,27%) 4º - Estorno do valor pago (10,42%) 5º - Problemas na finalização da compra (4,19%)

Preparação desigual das empresas

Conforme a plataforma conhecida por ser um medidor de reputação das empresas, a Black Friday 2024 também expôs a preparação desigual entre os varejistas. Enquanto algumas marcas se destacaram pelo bom desempenho, outras enfrentaram dificuldades em atender à alta demanda, gerando um aumento significativo nas reclamações.

A busca pelo Reclame Aqui no Google, nos últimos sete dias, cresceu mais de 22%, combinada com a alta intenção de compra, mostra que o consumidor segue atento e exigente, demandando cada vez mais das empresas.

  • birb
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    7
    ·
    8 days ago

    Economise 100% comprando nada!

  • nossaquesapao
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    6
    ·
    8 days ago

    Aproveito e deixo a dica de não perder tempo de vida com reclame aquie usar o procon.

    Pra entrar em mais detalhes, o reclame aqui é uma empresa e tem o interesse comercial em vender imagem de empresa top na plataforma, e não em de fato proteger seus direitos. Quem faz isso é o procon. Inclusive, lembro de ter lodo os termos de privacidade do reclame aqui e me assustado

  • Noah Loren "Noren"
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    4
    ·
    8 days ago

    O Natal têm o Papai Noel.

    A Páscoa tem o Coelho da Páscoa.

    E a Black Friday têm as promoções.