Eles foram banidos dos Jogos Olímpicos por isso. @comunismo
Após ganhar a medalha de ouro e quebrar o recorde mundial da prova de 200m, pela primeira vez batendo a barreira dos 20 segundos, Tommie Smith, e o atleta ganhador da medalha de bronze, John Carlos, fizeram a saudação “Todo Poder ao Povo”, do Partido dos Panteras Negras que lutava pela igualdade civil para os negros.
#todopoderaopovo #panterasnegras #marxismoleninismo #olimpiadas
@kariboka @comunismo E o 2º colocado, Peter Norman, sabia que o protesto aconteceria; também usou uma badge da OPHR¹ em apoio no pódio. Teria sido ele quem sugeriu que o único par de luvas disponível fosse compartilhado entre Carlos e Smith.
Norman teria sofrido retaliações ao voltar para a Austrália. Só em 2012 Norman recebeu desculpas oficiais², tendo morrido em 2006.
Uma foto foda do movimento pelos direitos civis.
¹ https://en.wikipedia.org/wiki/Olympic/_Project/_for/_Human/_Rights
² https://en.wikipedia.org/wiki/Peter/_Norman#Posthumous_apology
Isso me lembrou o quele acontecimento no qual jogadores negros de futebol americano que se ajoelharam no gramado e se recusaram a cantar o hino em protesto contra a violência policial.
Isso rendeu críticas do então Presidente Donald Trump - atualmente reeleito - a NFL.
É interessante pensar que o resto do mundo ocidental nunca considerou os Estados Unidos da América uma ditadura. Não quando as mulheres e as pessoas PoC eram excluídas das votações eleitorias, não antes de 1964 quando as Leis Jim Crow foram banidas na prática e não durante o Macartismo. Existia e existe censura nesse país. Suas eleições são indiretas. Características que eles atribuem as nações que justificadamente ou injustificamente eles rotutam de “ditaduras”.
Edit: para mim o Partido dos Panteras Negras resistiu a um regime autoritário.
@gmgall @kariboka @comunismo o Norman também tava envolvido pela causa dos direitos Aborigenes na Austrália e foi boicotado pela federação. Tem um documentário da ESPN sobre ele, The Third Man se eu não me engano