Vi que aqui não tem aquela rolagem infinita, o que é um ponto positivo, mas de modo geral o layout do reddit foi seguido sem muitas mudanças.
Poderiam se inspirar em estudos pra tornar o ambiente menos viciante e tentar novas ideias pra promover um local de discussão mais saudável e menos polarizado.
Acho que o modelo do orkut era um pouco melhor do que o do reddit, sem upvotes/downvotes e notificações para gerar descargas de dopamina e com menos postagens visíveis inicialmente dentro das comunidades:
Talvez a possibilidade de proibir a postagem de imagens seria interessante pra melhorar o nível da discussão. Sei que o humor e os memes também têm seu lugar, mas acho que deveriam existir locais separados para zuação e debate sério.
Sou a favor da existência de comunidades mais fortemente moderadas para proibir a postagem de tópicos com títulos-gatilho e favorecer a argumentação sobre fatos baseados em dados científicos.
Vocês também sentem falta de inovação no formato das redes sociais?
É possível desativar up e down votes nas instâncias que você controla, talvez nas comunidades também.
O que você está propondo é bacana, mas parece bastante trabalho, e é difícil de viabilizar sem um plano de negócio. Por outro lado, cê pode tentar fazer um fork no projeto e implementar, ou criar um foi zero; o lado bom do fediverso é que cê não precisa começar do zero no número de usuários, o resto da rede proporciona conteúdo, cê só precisa garantir compatibilidade e um ambiente mais saudável do que tem disponível atualmente.
Infelizmente não tenho a habilidade técnica necessária pra fazer nada disso que eu estou propondo. Postei mais pra discutir melhorias no formato ou ver se já existem projetos sendo desenvolvidos nesse sentido
O Lemmy já é um passo na direção que você almeja.
Já existe alguma rede social inspirada no Orkut no Fediverso? O Friendica é meio que um equivalente ao Facebook que incentiva menos a procrastinação. A Diáspora é inspirada nos Círculos do Google. O Orkut era uma rede social de microblogging ou macronlogging? Não me recordo.
Já existe alguma rede social inspirada no Orkut no Fediverso?
Que eu saiba, não. O Orkut fez mais sucesso no Brasil e na Índia do que nos EUA, se surgisse alguma proposta pra fazer um clone provavelmente partiria desses dois primeiros países
O Orkut era uma rede social de microblogging ou macronlogging?
Não sei o que é macronlogging. No Orkut você adicionava amigos como no Facebook e tinha comunidades variadas pra discussão, mas não tinha o conceito de upvote/downvote
Sim, você tem razão.
Não sei o que é macronlogging.
O Mastodon, o Pleroma, o Misskey - bem como os forks desses três - são consideradas redes sociais de microblogging tipo o X/Twitter.
Já o Friendica que tem um limite de 200000 caracteres e a Diáspora que até onde eu sei não tem limite de caracteres são exemplos de macroblogging.
Não sei até onde essa classificação é difundida. Eu só vi ela sendo utilizada no Fediverse.party - Social network (micro) e social network (macro).
Proibir imagens acho exagero. No geral, aqui é mais tranquilo do que nas outras redes, mas com mais adoção popular, a tendência seria de que novos projetos surjam, e você poderia sugerir suas ideias ou até participar do desenvolvimento de alguma nova rede pro fediverso
Por enquanto, minha sugestão é ficar por aqui e recomendar pea mais pessoas.
Eu quero o orkut de volta. Sem nenhuma mudança.
No Orkut, a maioria das comunidades (pelo que eu me lembro) eram, por exemplo: “Eu piso primeiro com o pé esquerdo” ou “Já machuquei o joelho”. Não lembro de comunidades com conteúdo profundo e interessante ou que não fossem preenchidas também de links de phishing no Orkut. O Reddit tem debates muito mais importantes. Mas criar novos meios para se separar do Reddit pode ser importante para o Lemmy. O Mastodon, por exemplo, vem tentando criar seu próprio espaço com feeds para posts ou separando as timelines por coisas que são importantes para o servidor, como: “Aqui está uma lista do que a maioria das pessoas do seu servidor tem gostado no Fediverso”, ou os posts mais importantes do próprio servidor.