Me encontro agora num dilema, e queria a opinião de outros admins, moderadores e usuáries. @fediadminbr
Recebi um report lá no \kooapp\.org que tem uma bolsonarista lá.
Pelo que vi o pior que ela fez foi dizer que é bolsonarista e apoia o Elon e o Marcal.
Eu odeio essas figuras que ela diz apoiar, como todos vocês também odeiam, tenho certeza.
Então meu reflexo foi de suspender a conta dela imediatamente. Porém eu comecei a refletir: como que a gente vai resgatar essas pessoas se vamos isolá-las de nós?
Eu uso “resgatar” porque obviamente ela é parte da nossa classe trabalhadora.
Como vamos propagar mudança se justamente aqueles que queremos (e precisamos) que mudem não vão ter contato conosco?
Eu acho que sem querer acabamos muito adotando essa postura que é a norma no fediverso gringo de ir se isolando. Mas lá eles já vivem no mundo perfeito deles, já tem as necessidades atendidas e não fazem a menor questão de derrubar o capitalismo de verdade, apesar do discurso de alguns poucos… e que não passa disso: discurso e alguma ação ineficaz e individualista pra sentirem-se bem consigo mesmos.
Nós aqui devemos nos dar esse luxo de isolar parte da nossa classe? Não são justamente esses que mais precisam ouvir de nós para se libertarem? E nós não precisamos deles para viabilizar uma mudança radical?
@fediadminbr #FediAdminBR #Comunismo #Progressismo #Anarquismo #Esquerda
deleted by creator
@kariboka @fediadminbr@a.gup.pe @fediadminbr@lemmy.eco.br
Vou contribuir meus 25 centavos aqui…
Na minha opinião, a primeira coisa a se fazer (visando um trabalho de base), é tentar chamar para o diálogo, procurar entender o que motiva essa pessoa a ter tais posicionamentos (na maior parte dos casos eles são excluídos que querem ser parte de algum grupo) e, por fim, se houver uma via de troca para conversa, legal! Exponha a cara medonha do capitalismo para a figura.
Se não houver… bom… paciência, ela tem que estar isolada mesmo. Não existe carinho para fascista…@kariboka
Eu tenho a postura de acolher, porque como disse, se isolar, eles vão só ter pessoas que concordam com as ideias distorcidas deles, só vai piorar, claro temos que ter limites, mas tudo tem que ser ponderado.
@fediadminbr@a.gup.pe @fediadminbr@lemmy.eco.br@kariboka @fediadminbr@lemmy.eco.br @fediadminbr@a.gup.pe Não sou Admin, mas eu falo com todo mundo que se comunica civilizadamente.
Além disso até montanha se transforma com o tempo e é claro que a pessoa pode acabar percebendo onde se meteu, principalmente se for tratada com respeito.
@Roneyb
@kariboka @fediadminbr@lemmy.eco.br @fediadminbr@a.gup.peTem regras claras na apresentaçāo da instância né (discurso de ódio, etc)? Enquanto o cara nāo infringir elas, deixa ele. Mas é questāo de tempo.
@kariboka @fediadminbr@a.gup.pe @fediadminbr@lemmy.eco.br eu só bloqueio se eles vêm pra cima da gente. Se também for meio do estilo “gabinete do ódio” e posta ferozmente 200 propagandas pró essas figuras, vale o bloqueio - ou no mínimo, o silêncio. Se é uma tia equivocada, acho que vale ela ser exposta a isso aqui. Na pior das hipóteses deve correr. Na melhor, talvez comece a pensar.
@Ursalzona @fediadminbr @fediadminbr Acho que vou seguir por essa linha mesmo, obrigado <3
@Ursalzona @kariboka @fediadminbr@a.gup.pe @fediadminbr@lemmy.eco.br
Ser liberal com um fascista é anticomunista. O liberal quer muita liberdade nos poucos espaços onde não se censura ao comunismo. O liberal deveria ir pedir liberalismo em outras redes.
@Kamaradayoldas @Ursalzona @fediadminbr @fediadminbr você nasceu comunista?
@kariboka @fediadminbr@a.gup.pe @fediadminbr@lemmy.eco.br @Ursalzona
Você nasceu liberal?
Porque por muito liberal que seja um estado burguês (Estado Brasileiro, etc), enquanto há um movimento comunista, independentistas, etc; que signifique um pequeno problema, procede a censurar qualquer mídia, jornal, etc.
@kariboka @fediadminbr@a.gup.pe @fediadminbr@lemmy.eco.br @Ursalzona
Parece que se pode criar um movimento revolucionário sem censurar, atacar, criticar, as ideias burguesas mais liberais mas, isto é impossível.
Ou democracia burguesa ou democracia proletária; ou ditadura burguesa ou ditadura proletária.
Essa ideia de neutralidade, democracia em abstrato, etc, é parte do sentido comum burguês.@Kamaradayoldas @kariboka @fediadminbr@a.gup.pe @fediadminbr@lemmy.eco.br eu não estou sendo liberal, eu estou ignorando. Ainda fico de cara como as pessoas não entendem a dinâmica disso aqui. Eu controlo minha linha do tempo “home”. Ali entra quem eu gosto de ler. Na linha do tempo local está quem segue as regras da minha instância. Eu posso não gostar de ler essas pessoas. Na federada eu escolho quem seguir, não vou pra me informar, vou pra escolher. Se eu encontro alguém cometendo um crime, denuncio. Se não gosto de algo, bloqueio de forma pessoal. Mas não vou bloquear quem nunca interagiu com ninguém aqui e nem cometeu um crime. Porque EU NÃO CONSUMO O QUE ESSA PESSOA PRODUZ. Eu escolhi não consumir.
@Kamaradayoldas @fediadminbr @fediadminbr @Ursalzona mas isso que você ta dizendo não tem absolutamente nada a ver com a discussão proposta ou qualquer coisa que eu disse.
Eu to falando aqui de trazer mais gente pro nosso campo oferecendo oportunidade de contato com idéias comunistas.
Voce acha que com meia duzia a gente vai derrubar a burguesia?
@kariboka @fediadminbr@a.gup.pe @fediadminbr@lemmy.eco.br situação delicada e meritória de reflexão (sobretudo para entendermos a forma que nós - não apenas eles - nos colocamos no mundo), amigo. Meus parabéns por levantar a questão e torná-la pública. Acho que nós só temos a ganhar em se pensando sobre isso, ainda que a conclusão não seja igual para todos :)
@plutzie @fediadminbr @fediadminbr Obrigado meu amigo! Constantemente me pego refletindo sobre como contribuir para avançar a nossa causa, eu queria ser capaz de poder fazer mais. Eu me importo muito com os nossos resultados.
deleted by creator
@corpoVirtual @fediadminbr @fediadminbr Acho que vou seguir por essa linha mesmo, obrigado <3
@kariboka @fediadminbr@a.gup.pe @fediadminbr@lemmy.eco.br porra brother, só de ler seu relato já me deu uma preguiça, boa sorte aí, trabalhar descalço no sol quente parece ser maís aprazível