• nossaquesapao
    link
    fedilink
    arrow-up
    4
    ·
    edit-2
    4 months ago

    Até hoje não entendi essa do windows 11. Foi lançado no auge da pandemia, no meio de uma crise em que os preços de computadores dispararam e muita gente que só usava celular precisou arrumar um pra trabalhar. Aí eles tiveram a brilhante ideia de trazer requisitos de hardware que restringem dezenas de milhões de dispositivos de usarem. Como se não fosse o suficiente, ainda vêm fazendo um esquema de atualização forçada, que faz cagada em um percentual considerável de máquinas.

    Aí eles vêm querendo acabar com o suporte do win10 comum já ano que vem, e da versão lts no ano seguinte (só a versão iot vai ter suporte maior, ainda de 7 anos), sendo que mais de 60% dos pcs com windows usam o win10. Se olhar nos gráficos de marketshare, dá pra ver que 2 anos antes de encerrarem o suporte lts de versões anteriores, elas tinham mais ou menos uns 5% de uso (edit: o win7 teve mais resistência e estava nos 40%), e não mais de 60, como o win10 tem hoje.

    O povo dos países mais ricos tem é consumista pra cacete mesmo e tem renda pra gastar, duvido de nada, mas eles estão achando que até a galera do “sul global” vai jogar fora seus pcs pra comprar um novo só por causa do windows 11? Estou genuinamente curioso pra saber o que vai ser disso quando a maioria do software não lançar mais versões pro win10. Não sou ingênuo o suficiente pra achar que o povão vai migrar pra linux, pois é mais fácil que parem de vez de usar computador e o windows perca mercado pro android. Sei não, mas em qualquer cenário, não vejo vantagens pra microsoft. Não sei o que esses gestores de empresa têm na cabeça. Deve ser muito microplástico no cérebro afetando o planejamento e a tomada de decisões.

    • obbeelOP
      link
      fedilink
      arrow-up
      4
      ·
      4 months ago

      Eu lembro que as pessoas demoraram a sair do Windows 7 pro 10 também. Será que era só 5% que tinha em 2020? Realmente não dá pra entender muito a estratégia da Microsoft, mas nos últimos 10 anos ela saiu de menos de 1 trilhão de dólares de valor de mercado para mais de 3 trilhões, então devem saber o que estão fazendo.

      O artigo diz que a Microsoft vai investir em IA. Não sei. Me parece que eles estão apostando em uma repressão mais franca quanto aos outros Sistemas Operacionais e a ARM agora planeja entrar forte no mercado de PCs. Pode ser que tenham planos nefastos para garantir a monopolização do mercado da Internet e dos computadores.

      Eu prefiro acreditar que o Linux ficou mais forte com o tempo e que um vendaval causado pela Microsoft não venha a trazer danos claros, mas vamos ter que ver como as coisas vão ficar.

      • nossaquesapao
        link
        fedilink
        arrow-up
        3
        ·
        4 months ago

        Verdade, esqueci que o 7 teve mais resistência do que os outros, mas estava nos 40% no momento equivalente ao em que o 10 está com 60%. É uma diferença significativa, então podemos esperar uma resistência ainda maior. Fora que a mudança do 10 pro 11 traz mais incompatibilidades do que a do 7 pro 10.

  • Drado, The Hobbit
    link
    fedilink
    arrow-up
    2
    ·
    4 months ago

    Eu acho impressionante a capacidade da Microsoft em fazer propaganda pro Linux só fazendo escolhas ruins. Eu até acho que a empresa faz isso de propósito pra converter clientes para outras áreas e parar de ficar tão dependente do Windows, financeiramente falando