Desculpa o rant.
Minha nossa, depois de testar algumas IDEs ou editores de texto extensíveis, comecei a mexer no emacs e estou muito surpreso.
Instalando o spacemacs, praticamente tudo roda perfeitamente, linting, syntax highlighting, formatação, etc. Adicionando 15 linhas de elisp na configuração, auto formatação, verificações do arquivo ao digitar, tema do explorador de arquivos (dired) e shell e tudo mais funcionando exatamente como eu quero.
Go? Funcionando. Fortran? Funcionando. Python, markdown, JS, etc idem. E sem precisar caçar extensões, nem nada, só uma função em elisp: antes de salvar, coloque o black pra formatar ou usar o flycheck pra linting e outras coisas.
As keybindings são meio estranhas, mas tem o evil mode, que é um emulador do vim dentro do emacs, então pra usuários de vim ou neovim fica super fácil.
No fim, só falta um bom editor de texto nada.
Uma dúvida/curiosidade, você usa ele na GUI (desktop) ou o cliente cli?
Uso pelo cliente GUI. Dá pra usar em várias janelas.
Uso emacs diariamente, e ele é excelente mesmo.
Duas dicas: Use o org-mode para se organizar, é de monge o melhor software do ecossistema. Também serve para literate programming.
E tente usar as keybindings padrão por um tempo. Algo que notei é que o workflow esperado no emacs é diferente do vim. O emacs priveligia a busca. Não tente saltar linhas, ou ir clicando. Vai de C-s pra busca, e já digita a palavra que quer. É bem mais prático e versátil. Os movimentos são mesmo para detalhe. O emacs se destaca pelas possibilidades de busca.
Vlw pelas dicas! Vou usar elas.
Nem sou dev e não vivo sem org-mode!
Eu também. Programo por hobby, mas sou professor de filosofia da rede estadual. Organizido minha vida trabalhista no org-mode, é bom demais.
Qual é a dessa galera de humanas que programa por hobby e usa foss? Eu ensino Sociologia, btw 😅
Foss e programação são muito benéficos. Saber um pouco de cada ajuda muito no dia a dia. E no fundo, a galera do FOSS programa para nós, leigos, possamos nos tornar menos dependentes das grandes empresas.
Valeu pela dica
Então, o fator contributivo antigo e resiliente desse editor faz ele ser milagroso e versátil. Gosto muito dos buffers e de algumas coisas no Vim. Mas o eMacs não tem + de 700MB a toa
Ah sim kkk. Não notei o peso do editor, parece estar bem rápido, sem hiccups nem nada até o momento.
https://www.youtube.com/watch?v=urcL86UpqZc
Referência obrigatória ao ver alguém louvar o emacs.
Tenho uma leve curiosidade a respeito desse sistema operacional travestido de editor de texto, mas meu fluxo de trabalho está agradável com o vim.
Espero que um dia você entre para a Igreja do Emacs