Nelson Sant'Ana

  • 0 Posts
  • 46 Comments
Joined 2 years ago
cake
Cake day: July 10th, 2023

help-circle
  • Eu tenho 3 contas, em 3 redes diferentes, mais rss.

    1. Mastodon, para pensamentos curtos e interação básica, além de compartilhamento de links.

    2. Um blog, para textos longos.

    3. Esta conta do lemmy, porque foruns tendem a ser mais organizados que microblogs. Gosto muito das comunidades de calistenia e de filmes do Reddit. De alguma forma hashtags não são boas para organizar uma comunidade em torno de um assunto. Pelo menos comigo não funciona tão bem.

    4. RSS. Uso para seguir sites e blogs, e compartilhar os links do Mastodon.

    Eu não pretendo nem vejo muito sentido de ter mais que isso. O ideal para mim é cada pessoa ter um blog e uma conta numa rede de microblogs. Gosto muito da ideia de “seja dono de seu conteúdo”, e o blog é o método mais fácil para isto, sem entrar em métodos tecnologicamente complicados de autohospedagem. Ele também é agnóstico, pois o RSS permite que você escolha como vai segui-lo.


    1. Não sinto falta da lentidão para baixar coisas.

    2. Com um sentimento misto de que era bom e ao mesmo tempo ruim, acho que a falta de filtros e controles é um ponto delicado. Isso, claro, permanece até hoje. Um jovem tinha acesso a muita coisa pesada, e continua tendo. É uma zona bem complicada.

    3. Não sinto falta dos MMORPG’s. Na verdade, o únicos jogos online que gostei, que consegui socializar com pessoas virtuais, foram Tibia e Ragnarok. Em geral, eu jogava com meus amigos offline jogos online.


  • Minha profissão permite o convívio com muita gente, sou professor.

    Mas além disso, frequento a praça próxima à minha casa. Sempre tem gente conhecida para fazer alguma coisa. As vezes damos uma volta a pé, as vezes jogamos cartas, tocamos violão, ou simplesmente jogamos conversa fora fofocando sobre a vida alheia.


  • Nelson Sant'AnatoComunismo*Permanently Deleted*
    link
    fedilink
    arrow-up
    4
    ·
    edit-2
    3 months ago

    Discordo, porque a maneira como foi produzida, as relações sociais envolvidas, e o custo em termos de soberania importam.

    Quem compra iPhone não está ajudando a classe trabalhadora. Ajuda sim o patrão. E ajuda a perpetuar aquele modo de produção exploratório. Se tudo pertence a classe trabalhadora, é lícito consumir produtos advindos de escravidão, de tortura, de todo tipo de violência? Penso que não.

    Se existe uma alternativa que empodere mais a classe trabalhadora, é melhor consumir esta.

    Esse drama de iphone é porque o consumista médio não quer ser responsável pelo seu consumo. Mas existe uma maneira de desarmar isso: O que é melhor, comprar produtos da agricultura familiar e do MST, ou comprar do agronegócio? Se tudo pertence a classe trabalhadora, é indiferente comprar de um ou de outro. Mas não é assim que agimos, não é? Muitos preferem, se tiverem oportunidade, comprar da agricultura familiar e do MST, tanto por motivos de saúde como por motivos de empoderamento a classe trabalhadora.

    Exatamente o mesmo acontece com qualquer produto, iphones inclusos. Portanto, não é porque tudo pertence a nós que tudo deve ser desejável por nós. Pertence a nós porque somos nós quem produzimos, porém isso não quer dizer que toda produção é desejável. Aquilo que advém de produções violentas deve ser evitado.










  • Nelson Sant'AnatoDevEmacs é muito underrated
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    3
    ·
    7 months ago

    Uso emacs diariamente, e ele é excelente mesmo.

    Duas dicas: Use o org-mode para se organizar, é de monge o melhor software do ecossistema. Também serve para literate programming.

    E tente usar as keybindings padrão por um tempo. Algo que notei é que o workflow esperado no emacs é diferente do vim. O emacs priveligia a busca. Não tente saltar linhas, ou ir clicando. Vai de C-s pra busca, e já digita a palavra que quer. É bem mais prático e versátil. Os movimentos são mesmo para detalhe. O emacs se destaca pelas possibilidades de busca.




  • Nelson Sant'AnatoKomuna Digital*Permanently Deleted*
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    6
    ·
    10 months ago

    Cara, o problema dessas pessoas é que não entendem a diferença entre estar apenas no mastodon e estar no mastodon e em redes privadas. O mastodon é uma tentativa de criar uma “cooperativa” para fazer frente as empresas do grande capital.

    Esses comunistas são de “viés sindicalista”. Eles querem estar aonde o trabalhador estar, mas não querem criar empresas cooperativadas que fazem frente ao capital.

    Poderiam pelo menos estarem no fediverso e nas redes do grande capital, agindo nas duas frentes, a de construção de redes autogeridas e na construção de sindicalizações internas ao capital. Uma coisa não excluiria a outra.

    Falta vontade de querer deixar de ser empregado-trabalhador para passar a ser cooperativado-trabalhador.

    E falta de nossa parte ter cada vez mais consciência de como financiar e participar das redes federadas, como fazê-las ganhar força e relevância. Não só do ponto de vista financeiro, mas também do ponto "e vista da pauta pública.



  • Gosto de estudar nas primeiras horas do dia. Hoje em dia acordo 4am pq trabalho as 7:30. Então estudo logo de manhã. Considere acordar bem cedo, e cumprir suas horas de estudos nas primeiras horas do dia, antes de mexer em celular, axessar rede social, etc.

    Uso o pomodoro também. Antigamente usava todo santo dia. Hoje uso apenas nos dias menos concentrados.

    Tome um chá verde. Para mim, ajuda mais que café.

    Se a concentração estiver ruim, tire um ou mais doas com uso zero do celular e computadores. Nada luminoso. Um sábado inteiro longe dos luminosos ajuda na concentração semanal.



  • As principais distribuições básicas do Linux podem ser testadas sem requerer instalação. Elas rodam diretamente do pendrive. Recomendo baixar o Linux Mint (é completo, já vem com bastante coisa configurada, e éfácil). Também recomendo instalar um programa chamado Ventoy no seu Windows, para poder preparar seu pendrive para “bootar” o Linux. Depois do pendrive preparado, basta colocar o arquivo do Linux (um do tipo .iso) no pendrive, e fazer o processo de inicialização.

    Quando estiver rodando o Mint recomendo testar não só a impressora, mas também a internet, a entrada hdmi, etc. Faz anos que nada disso dá problema, mas como seu PC é antigo, é bom testar.

    Com o ventoy, você pode instalar mais de uma distribuição no pendrive, e testar mais de uma. Recomendo, já que a máquina é fraca, o Linux Mint ou o Xubuntu ou o Kubuntu. De minha opinião, o Linux Mint é o mais fácil e rápido.

    Você também vai perceber que os programas não diferentes. Não tem o Microsoft Word, por exemplo, mas tem o LibreOffice. Mas a adaptação é rápida.