Infelizmente, uma tecnologia ser boa não garante que será difundida nesse nosso mundo dominado pelo mercado. Andei lembrando de algumas coisas na área de smartphones que não deram certo, mas que eu achava muito interessantes.

Uma delas foi o firefox os, que planejava ser um sistema operacional livre e baseado na web, otimizado para celulares com pouco hardware. Lembro que achei o conceito muito interessante, pois aplicativos podiam ser usados diretamente via web, sem precisar instalar, ou instalados, se desejado.

Tinha também o projeto ara, que era um smartphone modular em que se poderia fazer upgrade de processador, câmera, armazenamento, etc, individualmente, além de permitir fazer reparos substituindo apenas o componente danificado. Teria sido uma solução pro nosso problema de obsolescência de smartphones, além de permitir que cada um montasse seu celular personalizado.

Mas e vocês, tem alguma tecnologia que gostariam que tivesse sido bem sucedida, mas que fracassou?

  • felipesiles
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    5
    ·
    edit-2
    6 months ago

    Queria mais alternativas ao celular padrão: celular com tela e-ink, telefone modular (como já citaram), mais modelos de dumbphones. Queria até que o tablet fosse um pouco mais popular também, pra custar mais barato. Queria também mais sistemas operacionais em celulares e mais aparelhos android dedicados a funções específicas (como aparelhos só para ouvir música, só para GPS, mais ou menos na pegada da Box TV).

    • nossaquesapaoOP
      link
      fedilink
      arrow-up
      2
      ·
      6 months ago

      Com tela de e-ink tem uma empresa que faz, a hisense. São bem interessantes, mas uma pena que bem caros. Tem até um modelo com duas telas, uma de e-ink e outra de lcd.

      Outro projeto que você me fez lembrar ao falar de dumbphone é o KaiOS. Não ficou muito famoso também, infelizmente.

      Mas realmente, seria bem interessante se a gente tivesae mais variedade nessa área. Outra coisa que poderia ter mais é celulares pequenos.