(…)um dia nós conversávamos na Câmara e o presidente da URBS [Urbanização de Curitiba], na ocasião, falou assim: ‘mas e quem vai pagar a conta?’ Aí eu fui muito tranquilo em responder para ele: ‘vai ser quem sempre pagou a conta, não vai mudar’.

Vai pagar não diretamente na catraca, mas que ele vai continuar pagando a conta, vai. É no IPTU, é no imposto do que ele está pagando, é na multa que tem dentro da cidade, porque o carro está estacionado. Hoje dentro do centro, praticamente não é mais só o centro, toda a cidade hoje tem, boa parte dela já tem Estar [cobrança para estacionamento na rua], e é um dinheiro que a gente não vê um norte que melhore a cidade, que a gente não tem essa informação, não é prestado conta. Isso pode ser colocado dentro do transporte coletivo, beneficiando toda a população.

  • nossaquesapao
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    4 months ago

    Um município pequeno aqui no norte fluminense (são João da barra) adotou a tarifa 0 há um tempinho e não houve nenhum colapso do sistema de transporte, mas muito pelo contrário, tudo corre muito bem e tranquilo. Como é um município desconhecido para o Brasil, isso não ganhou nenhuma publicidade, mas acho um caso bem relevante.

    • yuribravos
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      4 months ago

      Vários municípios pequenos e médios tem adotado, no Brasil já são 70 pelo menos. É Em todos tiveram ganhos de qualidade de vida (en Caucaia, CE houve um aumento de 14% no poder de compra dos moradores, um baita impacto).

      O desafio é trazer isso para as grandes cidades e capitais, que aí vai ser um efeito dominó do bem hahahaha

      • nossaquesapao
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        4 months ago

        Nossa, isso é muito interessante, e eu nem fazia ideia! Os pequenos municípios do brasil precisam de mais notoriedade.