Essa é a minha sensação tanto com a sensação de descobrir um mundo novo quanto a frustração de ninguém querer migrar pois " Linux é complicado, não consigo so usar linha de comando" ou " É coisa de hacker"😔
e o pior é que hoje a maioria das distros é bem noob friendly, na maioria das vezes. lá quando eu comecei a usar, no meio dos anos 2000, o negocio era uma tristeza. era divertido pra caramba ainda, mas tinha coisas na epoca que hoje seria impensavel, tipo não ter codecs de audio e video nas isos das distros por padrão, e as que vinham eram um diferencial da porra, tipo o linux mint, que nasceu como um ubuntu modificado pra ser facil e com os codecs por padrão. muita distro nasceu sendo pouca coisa a mais do que isso, o linux deepin por exemplo, hoje é uma distro aí famosa por ser chinesa e ter um desktop mega bonito e tal, na epoca era o ubuntu com um tema diferente e codecs, usava o unity desktop na primeira vez que eu instalei, era baseada no ubuntu. e isso dos codecs é só um exemplo, tem uma cacetada de coisas que eram muito dificeis antes e hoje você nem pensa nisso. o linux evoluiu muito em todos os aspectos, e fico feliz de estar aqui pra ver isso, e fico triste que o povão não saiba disso ou não dê a devida importãncia a certas coisas
Era a época dos famigerados softmodens… sem drivers não era possível acessar internet… Hoje as coisas são definitivamente mais fáceis, mas o desktop gnu/linux sempre vai ser uma coisa de nicho. E, sinceramente, eu estou bem confortável com isso…
Ainda acho que com as decisões merdas da Microsoft o Linux vai popularizar mais e mais, nunca vai superar o Windows, pelo menos não tão cedo, mas tá no caminho de ser a par.
Eu não entendo nada desses assuntos. Estou aqui so de curioso. Mas no meu entender a Microsoft parece estar mais focada em atender empresas e profissionais, ja que a maioria dos programas que atendem profissionais sao feitos para Windows e Mac. Por exemplo, mundo a fora, estudantes e até mesmo próprias escolas tem adaptada bastante ao chromebook, usando o doc, sheets, etc, que já atendem bem estudantes e professores.
Então, eu não duvidosos que Linux ganhe espaço entre usuários comuns que usam o computador apenas para ler emails, redigir documentos, cartas, etc, e fazer planilhas de orçamentos básicos.
Eu mesmo, completo leigo no assunto, estou visitando essa comunidade aqui justamente pq estou cogitando em ou substituir o Windown em minha máquina velha, ou comprar um laptop leve com Linux por ser mais barato. Nos últimos 7 anos eu tenho somente usado Docs e Sheets pelo chomebook.
Mas tudo isso é achismo meu.
Windows foca mais nas empresas justamente pela maioria acabar comprando a licença, é muito mais fácil ir atrás de empresa que usa Windows pirata do que usuário.
Fora dum ambiente profissional para muitas áreas o Linux é inviável (Designers gráficos por exemplo a maioria não vive sem photoshop), mas para jogos, graças ao Steam Deck que tem base em Linux o OS tem bastante espaço para crescer com o passar do tempo.
“Linux é um sistema operacional pra quem tem PC fraco”
“Linux não serve pra rodar jogos”
“Linux é difícil”
“Linux é ruim, porque? porque sim”A do pc fraco nem é falsa, mas apenas omite o fato de rodar muito bem em pcs modernos.
É bom demais revitalizar a maquina que, se dependesse das big techs, estaria já no lixo.
" Linux é ruim de instalar driver " - > fico pensando se o cara já teve que instalar um drive no windows " Não consigo instalar o instalador que baixei da internet"
Nunca consegui instalar o driver da impressora :(
Mas aí já cheguei na conclusão que o problema não é windows/linux, mas sim da impressora.😔
Qual modelo?
Sei lá, já faz tempo, só sei que o driver não tava mais funcionando.
Recentemente fui atualizar o drive no Windows, o programa da AMD não tinha opção de atualizar, o site não fala como, eu tive que baixar o instalador completo e agir como se tivesse instalando do zero. No Linux eu só preciso de atualizar geral mesmo…
Quando eu comecei lá em 2004 eu já percebia que o Linux podia sim ser utilizado por usuários comuns, mas esses deveriam ter que se interessar um pouco por computação. Eu mesmo sou um usuário comum, mas naquela época haviam problemas muito sérios a serem resolvidos pelos desenvolvedores. Dependendo da distro, hoje é possível utilizar sem nem mesmo entrar no terminal. Eu mesmo só entro no terminal porque tenho uma mesa digitalizadora que me obriga a isso e também porque prefiro fazer algumas coisas no terminal.
Eu já desisti de chamar mais gente para a comunidade Linux. Há alguns anos eu era um dos militantes e tentei fazer todo mundo usar, mas hoje eu vejo que só usa quem quer. Ontem mesmo eu vi o pai de um amigo meu sem saber o que fazer quando o Windows dele mostrou aquela tela de “vamos terminar de configurar seu PC” (ou qq coisa parecida). Era só clicar em “próximo” e entrar com a conta de Hotmail dele e seguir com o procedimento rapidinho. Era alguma configuração de backups que o Windows queria fazer. Era tudo coisa simples, só que para ele já é difícil pra caramba. Como que eu vou convencer alguém assim a usar Linux e a correr o risco de deixar o dia a dia dele mais complicado ainda com outros tipos de problemas que podem surgir? Ele só usa o PC para editar as fotos dele no Photoshop (e o salário dele depende disso). Eu prefiro dar ajuda quando ele me pede e deixar quieto mesmo. Quando ele vier me pedir pra instalar Linux eu vou ajudar com isso, mas não vou influenciar a nada até lá. Nem o filho dele quis usar, imagina o pai. kkkkkkkkkkkkkkk
Hoje eu só instalo Linux para quem vier me pedir. No ano passado mesmo um amigo meu veio me pedir para formatar o notebook dele e instalar o Mint junto com o Windows. Fiz isso e alguns meses depois ele veio me pedir para retirar. Fiz isso e deixei uma máquina virtual para ele poder estudar o Open Suse para futuros concursos.
Eu já fico feliz com o povo usando o kernel Linux em celulares e tablets, mesmo sem saber.
Vou contar minha história: Eu decidi mudar pra linux no final do ano passado, meu notebook é bem velhinho, ( na época ele era assim: i3 / intel graphics 4000 / 4gb Ram / 8GB hoje em dia) ele era muito lento e meu hd já tava morrendo, não aguentava mais ele travando e a lentidão era muito grande(ele tava com aquele bug de 100% de CPU só com o browser aberto), ai um dia não aguentei mais e decidi colocar linux nele, baixei o zorin OS e fiz o passo a passo, consegui instalar mas depois de um tempo deu algum problema no GRUB e eu tentando resolver acabei corrompendo meu hd de tanto desligar o pc pelo botão power(não façam isso, apenas quando extremamente necessário).
Ai levei ele numa assistência e pedi pra instalarem o linux (colocaram um ubuntu, hoje em dia eu troquei pelo kubuntu por ser mais leve que GNOME e ter mais opções de customização) e colocar um ssd.
Hoje em dia ele é extremamente rápido e lindo (minha parte favorita do linux é poder customizar tudo) tudo bem que a parte da velocidade o SSD ajuda mas eu aposto que se eu tivesse colocado win nele denovo não durava 2 atualizações e ele já ia ta lento de novo.
Desde então eu tenho pesquisado sobre linux e FOSS e tem sido muito legal, é realmente um Mundo inteiro de coisas legais pra aprender, mas eu só faço isso por que me interessa, como o pessoal falou ai hoje em dia só mexe em terminal quem quer mesmo.
As pessoas querem usar o que já estão acostumadas a usar. Tem medo do novo, do diferente, mesmo que seja melhor (no quesito segurança e privacidade, por exemplo). O Windows 11 reinstala o Candy Crush e Facebook depois de updates, entre outras mil coisas absurdas, mas as pessoas preferem tolerar isso do que testar o Linux ¯\_(ツ)_/¯