Que legal, adoro stop motion. É uma pena ser uma técnica muito pouco usada em jogos. Os únicos que conheço são armikrog e the neverhood. Ansioso pra conhecer esse.
É o mesmo problema de Cuphead, uma tecnica legal porém muito trabalhosa de fazer.
É trabalhoso, mas, ao mesmo tempo, simples e acessível, pois praticamente qualquer dslr usada de 15 anos atrás consegue uma resolução suficiente pra produzir imagens maravilhosas e em 4k usando a técnica de stop motion. Até muitos modelos de celulares poderiam ser usados. Pra produzir um jogo com essa técnica, deve ser possível até com laptops comuns com vídeo integrado, pois geralmente são 2d ou os gráficos 3d são simples.
O que quero dizer com isso é que talvez essas técnicas não sejam muito usadas mais por carência de profissionais e desuso (não é o melhor termo, mas algo relacionado a não ter uma tendência de moda associada) do que por serem trabalhosas. Pessoas que sabem construir bonecos e cenários geralmente não estão inseridas na cultura de jogos, assim como quem trabalha com fotografia geralmente busca trabalhos associados a audiovisual, e não com jogos.
Posso estar viajando, mas é minha impressão. Acho o potencial bacana pra indies. Tô doido pra experimentar esse aí.
Eu vi não faz muito tempo alguém falando disso de fazer com o celular, um cara que faz stop motion no youtube:
https://youtu.be/LieXLeQm95U?si=CPGlu_B2_KFzTshb
Inclusive recomendo muito o curta dele chamado Contra-Filé:
Curta bem interessante. Foi feito com celular?
Aliás, lembrei de uma coisa que deve dificultar o uso de stop motion em jogos. É uma técnica que requer em grande parte uma equipe trabalhando junta presencialmente, e isso pode complicar pra algumas equipes indies.
Creio que não, tem um making of no canal sobre a animação. O video do celular era justamente o criador mostrando que era possivel fazer stop motion desse jeito também.
Quanto ao potencial, houve um resurgimemto do stop motion (não que tenha ido embora) no cinema, talvez esse jogo inspire futuros projetos indies.