• jonnyA
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    3
    ·
    10 months ago

    a intenção dele era boa, mas o vídeo envelheceu muito mal.

    • jonnyA
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      3
      ·
      10 months ago

      ninguém nasce homossexual, assim como ninguém nasce transsexual (porque ninguém nasce homem ou mulher, isso é determinado [imposto] socialmente).

      • jonnyA
        link
        fedilink
        arrow-up
        3
        ·
        10 months ago

        parece que há alguns anos se recorria mais à ciência pra “validar” essas identidades não-cishéteronormativas, como se ciência fosse algo neutro e infalível, livre de ideologia…

        • YaxPasaj
          link
          fedilink
          arrow-up
          7
          ·
          10 months ago

          Nada é neutro ou principalmente infalível, por isso que se escrevem relatos de experimentos que deram errado, ideias são atualizadas, e artigos de autores que cometeram fraudes são retirados e listados, a ciência não é imutável. Muitos países e periódicos também exigem declarações de patrocínio e outras formas de conflito de interesse, esses problemas são conhecidos e existem formas de reduzí-los.

          Pesquisas desse assunto controverso fornecem a base para criar leis e proibir “cura gay”, “terapias de conversão”, e outras formas de instituições religiosas e Estados perseguirem e torturarem pessoas do Vale.

  • Marte@forum.ayom.media
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    3
    ·
    10 months ago

    Concordo com todas as colocações anteriores, muitos vídeos do Pirulla acabaram envelhecendo muito mal por causa dessa vontade de racionalizar via ciências naturais coisas que não necessariamente são racionalizáveis desse jeito.

    Não que explicações que pautem a biologia sejam ruins sempre, mas eu sempre vou me virar para as ciências sociais e para a psicologia antes de entrar nesse mérito pseudo racional.

    E ah, pra ressaltar, eu também fico com a leitura da maior parte das ciências sociais de que não se nasce nenhuma identidade específica, porque identidades são estabelecidas socialmente.