Incompatibilidade com arquivos do LibreOffice

Gente, eu adoro o pacote LibreOffice. Gosto mesmo. É flúido, é amigável, é intuitivo. O problema vem com os formatos sob licença aberta. Quando vou compartilhar meus arquivos emitidos com o formato padrão do LibreOffice (.odt, por exemplo), todo mundo chia, diz que eu preciso usar o formato “universal” (leia-se: MS), e me parece que eles nem ao menos tentam abrir.

A incompatibilidade é alta entre os arquivos emitidos pelo LibreOffice pelos de outros programas?

@tecnologia@lemmy.eco.br

  • obbeel
    link
    fedilink
    arrow-up
    2
    ·
    2 days ago

    Tive o mesmo problema com o LibreOffice, acho que o problema é na formatação do texto e suporte às fontes. Usei o ONLYOFFICE e ele tem suporte nativo aos formatos do Word. Não usei muito o ONLYOFFICE, mas indiquei à minha mãe quando ela perdeu acesso ao Microsoft Office, ela usa e nunca reclamou de ter problemas por causa do formato com seus clientes.

    • nossaquesapao
      link
      fedilink
      arrow-up
      2
      ·
      1 day ago

      A compatibilidade do onlyoffice é muito boa mesmo. Já usei com arquivos que submeti pra gente muito chata e meticulosa e não reclamaram de absolutamente nada! A compatibilidade dele com arquivos docx tá melhor do que a do próprio word, que dá problema com documentos feitos em versões diferentes.

  • BaalInvokerA
    link
    fedilink
    arrow-up
    5
    ·
    2 days ago

    A Microsoft não faz esforço nenhum para dar suporte ao formato OpenDocument. Até porque se isso se torna padrão, o uso do Office da Microsoft deixa de fazer sentido.

    Agora, chamar o formato MS de universal é forçação de barra… Pede para alguém abrir um documento criado no MS Office mais atual num MS Office de 2003. Vai estar tudo cagado, pq nem a Microsoft consegue manter compatibilidade dentro do próprio aplicativo!

  • Tarcísio Surdi ⁂ :verified_sc:@bolha.one
    link
    fedilink
    arrow-up
    1
    ·
    edit-2
    2 days ago

    @arlon @tecnologia fiz meu TCC todinho começando com um documento em formato .odt pelo LibreOffice. Quando mandei para revisão à orientadora, o exportei em .docx para edição. Recebi as revisões dela e segui editando o arquivo, mesmo em .docx pelo LibreOffice. Consegui interagir numa boa com as anotações e mudanças que ela fazia pelo documento.

    No fim de tudo exportei um documento complexo com estilos diferentes para as primeiras páginas, capa e o restante do documento, listas (fotografias, figuras), sumário, títulos, legendas, fotografias, referências, notas de rodapé, tudinho funcionando em ambos .odt e .docx para ser arquivado em formato editável e um belo de um PDF.

    Tudo isso colaborando em um documento “moderno” criado originalmente pelo LibreOffice e eventualmente manipulado pelo Word moderno tudo em .docx. Agora quando se trata de documentos mais antigos, criados pelo Word 2007 e etc é bastante comum que formatações quebrem, tabelas fiquem desconfiguradas e por aí vai, sem contar as ligeiras diferenças de fonte entre Arial, Calibri e afins com as abertas, principalmente em documentos mal feitos.