Language student, portuguese teacher and amateur writer from Brazil. My posts are mostly in pt 🇧🇷, but I also know en 🇬🇧, es 🇦🇷, it 🇮🇹 ― and I am a fr 🇨🇵 learner.

This profile content: daily life, language learning, culture and technology. I value the curation of content.

I don’t post so often because my preferred device for the Fediverse is my home computer.

I use to write A LOT in the posts.

-------------------

Netiquettes: 1. If your post is interesting but doesn’t have an “alt text”, I will answer it with an #alttext and share;

  1. I use to copypaste posts from locked profiles and post them as quotes;

  2. If you want to unfollow me, do instead a softblock: block and then unblock. It will save me some time. I will do the same if I no longer wish to follow you;

  3. If you follow me but don’t have a profile photo and don’t have a single post, I won’t follow you back.

If you follow me I will understand this as a agreement to these netiquettes.

-------------------

Alt text of the icon: pixelart drawing of “The son of man” of René Magritte (a man with a hat and a green apple front of his face) — art made by JaeBum Joo (Behance)

Alt text of the banner: drawing of a landscape from a coutryside city during the twilight — arte made by Batuhant (Artstation).

-------------------

Na postagem fixada há uma versão em português desta bio.

  • 30 Posts
  • 57 Comments
Joined 1 year ago
cake
Cake day: May 11th, 2024

help-circle








  • @daltux@snac.daltux.net @eltonfc@bertha.social @tecnologia@lemmy.eco.br

    a pergunta seria sobre personalização de atalhos de teclado em navegadores

    Também. Pensei também em sistemas operacionais que foram desenhados para um computador que tivesse o teclado como input, como os velhos ZX Spectrum. Mas voltar no tempo em termos de tecnologia não é uma boa. Queria algum SO que tivesse um uso otimizado de teclado, feito para quem trabalha sobretudo com texto. No meu caso, eu escrevo textos para meu sítio web e para a faculdade.

    No #Xfce, considero isso bom.

    Você tem razão. Creio que é muito melhor pensar em ambiente gráfico do que sistema operacional. Também estou tendo uma boa experiência com teclado através do XFCE. No entanto, sempre esbarro no problema de o navegador não ter tanta flexibilidade. E escolher navegador já é um problema, imagine colocar a flexibilidade com os atalhos como mais um parâmetro de qualidade…

    GNOME, que eu me lembre, também é tranquilo.

    Achei o GNOME e o Cinnamon ambientes bem focados no uso do mouse. Mas o Cinnamon ao menos faz o máximo de uso do teclado. Eu achava genial aqueles “hot corners”, algo assim. Você batia em um canto da tela e acontecia alguma função. Deveria existir algum tipo de coisa assim só que voltado para o teclado. Me parece que o mais próximo disso é o Vim. Só que eu não queria usar os comandos do Vim só no Vim, sabe?

    Uso algumas teclas e combinações que são padrão.

    Pois é, aí que pega. Não consigo fixar o meu grupo de atalhos do sistema porque ele sempre vai esbarrar nesses atalhos padrão de navegador, que praticamente todos vão adotar, de baseados em Chromium até baseados em Firefox…

    Encontrei uma extensão para alterar os comandos, mas, primeiro, ele não funcionou, e, segundo, sempre associo extensão à malware. Nos meus navegadores mesmo eu só deixo o UBlock. Nem modo noturno mantenho.