Blumbers. Migração Ubuntu → Debian.

Li um texto recente do Ploum no qual ele fala por cima sobre a possível androidificação do Ubuntu ― i.e., tornar-se pouco a pouco um sistema proprietário.

The candid naivety of geeks (ploum.net)

Desde que percebi que a Canonical identifica (e provavelmente disso faz receita) o nosso tráfego para a #DuckDuckGo, tenho ficado cada vez mais desconfiado do sistema Ubuntu no que diz respeito à privacidade.

Qual a perspectiva de vocês sobre isso? Acham que a #Canonical é confiável e fornece um serviço privado? Tenho pensado em uma migração para o #Debian, mas gostei muito de ter a App Store no #Ubuntu, o que salva bastante tempo na configuração do sistema. Essa migração seria um processo difícil?

:boostgif:

@tecnologia@lemmy.eco.br

  • Daltux :verified_blobcat:@ayom.media
    link
    fedilink
    arrow-up
    2
    ·
    10 days ago

    @arlon @tecnologia Ubuntu é basicamente um Debian de grife. Se o que estiver lhe atraindo mais no Ubuntu for a loja de aplicativos, bastará instalar aquela mais genética do GNOME: pacote gnome-software , Flatpak e, se quiser, Snap. Isso é um exemplo. Ubuntu já é cheio de software privativo desde sempre. O pior é que parece estar planejando deixar de se basear no #GNU, o que potencialmente vai se distanciar do restante da comunidade.

    • Arlon@social.harpia.redOP
      link
      fedilink
      arrow-up
      0
      ·
      8 days ago

      @daltux@ayom.media @tecnologia@lemmy.eco.br

      Bom, acha que para alguém que passou uns bons cinco anos dentro da bolha Ubuntu, seja com essa distro ou com outras forquilhas, será difícil se adaptar ao Debian?

  • nossaquesapao
    link
    fedilink
    arrow-up
    1
    ·
    10 days ago

    Desde que percebi que a Canonical identifica (e provavelmente disso faz receita) o nosso tráfego para a #DuckDuckGo

    Como assim identifica? Como isso funciona?