Prineiro que eu nem gosto desde nome, “fediverso”, já dá uma impressão ruim. Segundo, que não tem muitos brasileiros, segundo e meio que não tem ninguém da minha faixa etária, então eu me sinto como um bebê no meio de gente velha (não tenho nada contra vocês, só não me identifico), terceiro que é terrível de recomendar para qualquer um, pois é relativamente complexo, falta muitas funções, tem péssimo design, nenhuma comunidade popular, mas os gringos (programadores) nem se importam com isso. Já vi alguém dizendo “AiN, mAS coMO que ElES cONSegUEM MeXEr No RedNoTE sE tÁ TuDO EM chINês???” como se um app com uma equipe de designers se igualasse a um projeto sem fins lucrativos… e tem o pessoal que não quer “”“normies”“” (esse termo é bandeira vermelha) na redezinha deles. Não gosto também de como tudo parece girar em torno de política e dos EUA. Trump isso, Musk aquilo… toda vez que abro o app, sinto como se eu estivesse perdendo meu tempo numa câmara de gás. Não consigo encontrar nada do que eu gosto, e se tem uma comunidade sobre, tem poucas pessoas. Tem várias outras coisas que me incomodam, mas não quero continuar para não me expor muito e para não ficar extenso demais. Então é isso mesmo.

  • beleza pura
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    7
    ·
    12 days ago

    oi

    vários problemas que você falou são reais: o fediverso é anglocêntrico, centrado em millenials e destoa das redes sociais tradicionais de um jeito que fica pouco familiar e confuso. mas tem duas coisas que eu acho importante pensar

    primeiro que o fediverso não é um lugar só. é uma rede de redes. várias regiões da rede são isoladas umas das outras, então sua experiência pode mudar bastante dependendo do ponto de entrada. aqui no lemmy, a presença brasileira é pouquíssima e começou há muito pouco tempo, então o anglocentrismo fica bem forte. no mastodon, a presença brasileira é um pouco mais sólida porque existe há mais tempo e a experiência é bastante diferente

    e segundo, mesmo se existisse uma comunidade mais bem estabelecida de brasileiros jovens e mesmo se tivesse mais trabalho na usabilidade daqui, o fato é que uma rede social distribuída, construída por voluntários e que é gerida sem fins de lucro e sem investimento vai necessariamente ser uma experiência diferente de uma rede social comercial. esse tipo de experiência não funciona com uma base de usuários consumidores passivos. só funciona se os usuários estiverem dispostos a tomar parte na construção de uma comunidade online. e isso inevitavelmente vai afastar a maioria das pessoas, porque ninguém espera que uma rede social esteja fechada pra novos cadastros e você ter que procurar outro site; ou entender que a rede social tá espalhada em um monte de servidor diferente; ou que tem um bug que você tem que lidar e ir avisar você mesmo que tá acontecendo pro dev; ou outras coisas. mas essa é a experiência de uma rede social feita por voluntários. aqui não é um produto comercial, é o resultado do trabalho de voluntários e nunca vai ser a mesma experiência de um produto comercial. aí cabe a você decidir se você está disposto a fazer parte da rede como um contribuinte ativo na evolução dela ou não