Algumas ações do governo Trump parecem loucura pura. Congelar os fundos da USAID é basicamente abdicar de poder, e, que político abdica de poder? Ameaçar aliados de OTAN, como Canadá e Dinamarca, ameaçar colocar tarifas em aliados… tudo isso enfraquece o país em um contexto que a gente esperava que o governo fosse tentar criar um bloco para se contrapor à China, nos moldes da guerra fria.

Qual argumento pode explicar essa política externa? Custo a crer que seja puro capricho ou burrice. O mais provável é que essas ações estejam alinhadas com algum objetivo político, mas qual objetivo seria esse? Qual possível endgame pode estar sendo perseguido?

  • DomRodrigues@lemmygrad.mlM
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    4
    ·
    9 小时前

    Parece que o mundo está mudando, e muita gente não está percebendo. Os BRICS estão crescendo rápido, principalmente um deles, que já virou uma potência em tecnologia e economia. Enquanto isso, os EUA continuam agindo como se fossem os donos do mundo, mas dá para ver que eles estão fazendo de tudo para não perder o posto de líder global – tipo um all in de um jogador quando está perdendo.

    Não sei se estou certo, mas acho que estamos vivendo uma daquelas viradas que marcam a história: de um lado, países novos ganhando força; de outro, os EUA perdendo aos poucos aquele controle que tinham sobre tudo. Se isso continuar, o mundo pode ficar bem diferente, sem um país mandando sozinho, como vem acontecendo nas últimas décadas.