• tarsisurdi
    link
    fedilink
    arrow-up
    8
    arrow-down
    1
    ·
    19 days ago

    Vergonhoso sair da plataforma de um bilionário e ir para outra… pelo menos o Bluesky tem algum tipo de federação através do “@ protocol” mas de todo modo, deprimente…

    Portais de notícias (g1) recomendando Bluesky e Threads e ignorando completamente o fediverso, vão pra sempre continuar se submetendo aos abusos de big techs!

    • jaum22
      link
      fedilink
      arrow-up
      4
      ·
      18 days ago

      Como faz pra achar outros servidores que não o da empresa dona?

      • Teils13
        link
        fedilink
        arrow-up
        2
        ·
        edit-2
        17 days ago

        só sair pesquisando ‘lista de servidores do mastodon (ou lemmy, etc)’ nos motores de pesquisa, mas estará em inglês, talvez apareça umas páginas em espanhol para salvar. Aì aparecem umas páginas com vários servidores. Esse que é um problema pro brasileiro, o mastodon ainda é predominantemente anglófono.

      • nossaquesapao
        link
        fedilink
        arrow-up
        2
        ·
        17 days ago

        Pro mastodon, tem o joinmastodon: https://joinmastodon.org/pt-BR

        Pro bluesky, não faço ideia. Supostamente, também é de código aberto e federado, mas é uma federação que meio que não descentraliza muito as coisas. Ou eu não entendi bem como funciona.

      • tarsisurdi
        link
        fedilink
        arrow-up
        2
        ·
        16 days ago

        No caso do Bluesky só é possível hospedar instâncias para um único usuário, diferente do que acontece com outros serviços federados baseados em ActivityPub como o Mastodon, Lemmy, etc… em que as instâncias podem ter múltiplos usuários concomitantemente.

    • Teils13
      link
      fedilink
      arrow-up
      4
      ·
      17 days ago

      não é uma surpresa na verdade. Sitios corporativos vão divulgar outros sitios corporativos pois são o mesmo tipo de instituição com o mesmo arranjo de poder. Eles não vão divulgar uma alternativa radicalmente diferente e anti-corporação par excellence, isso seria sabotar seus pares no presente e se auto sabotar no futuro, já que eles ao contrário da outra categoria social possuem consciência de classe.