Queria saber a opinião de vocês. Será que comprar um autopropelido vale a pena?

Lembrando que autopropelido são aquelas scooters com limite de 1000W de potência e 32 km/h de velocidade. Elas não precisam de CNH pra rodar e podem andar em ciclovias (depende da cidade).

O ponto é que eu não tenho CNH e nem condição para ter um carro, então acabo gastando muito com Uber. O meu receio é que a velocidade de 32 km/h seja baixa demais e possa me expor a riscos nas ruas, principalmente porque moro numa cidade que a mobilidade urbana é uma merda e totalmente dependente de carros, apesar das distâncias da minha cidade serem curtas.

Vocês tem algum autopropelido/bike elétrica? Como é sua experiência? Vale a pena?

  • guilhermegnzaga
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    1
    ·
    3 months ago

    Rapaz, eu não sei nada sobre isso… Só sei que: baterias tem um gasto material e energético grande também e aguentam menos que motores. Reside em mim uma inconsciente certeza e esperança que alguém irá me convencer o contrário nesse post.

    Eu dentro das necessidades eu tive de praticar atletismo involuntário pra cumprir alguns compromissos, e olha que acostuma, e os benefícios a saúde são imensos. A depender do tamanho da cidade/qualidade do ar onde você mora…

    E veja também se não é fácil de roubar esse negócio.

    • BaalInvokerOPA
      link
      fedilink
      arrow-up
      4
      ·
      edit-2
      3 months ago

      O problema é que em minha cidade existe uma cultura de carro querer passar por cima de ciclista. Aliado a isso tem a ausência de ciclofaixas e qualquer movimento da prefeitura em implantar elas

      Vou desistir da ideia, entretanto. Acho que da mesma forma que motorista quer passar por cima de ciclista, vão querer passar por cima de mim a 32km/h

      Odeio essa cidade com força

      Edit:

      Eu gosto de andar de bicicleta pra comutação. Não faço isso nessa cidade pq temo pela minha segurança

      • YaxPasaj
        link
        fedilink
        arrow-up
        3
        ·
        3 months ago

        Infelizmente essa é uma conclusão muito sensata, em uma bicicleta ou autopropelido, os carros passam por cima das pessoas do mesmo jeito. O problema é de infraestrutura e cultural, a indústria do carro destruiu as cidades, e está matando as pessoas.

        Eu tinha entrado nesse tópico para sugerir você alugar ou testar um autopropelido emprestado antes de se comprometer com a compra, para você ter uma noção se é seguro o suficiente e se encaixa no seu modo de vida, mas pela sua descrição da cidade e o mapa, a situação é desfavorável.

        • yuribravos
          link
          fedilink
          arrow-up
          3
          ·
          3 months ago

          Hoje vi um desses na rua, merminho uma moto mirradinha. A ideia do @YaxPasj@lemmy.eco.br é boa: alugar e testar.

          Se for possível, pelo menos vc tem uma vivência nem grandes prejuízos financeiros e pode avaliar melhor se vale a pena.

          Agora tem que ver se essas rodovias tem velocidade máxima de 60km/h. Se tiver, tudo certo. Se for 80 ou mais, o auto propelido não pode rodar nelas por não bater a velocidade mínima.

      • guilhermegnzaga
        link
        fedilink
        arrow-up
        3
        ·
        3 months ago

        Cara, aqui na minha cidade rolou um programa de reeducação de trânsito intenso pra consertar esses motoristas altamente “hostis” que por uma probabilidade estatística muito grande: geralmente tem SUVs e carros enormes que ocupam 3x o espaço que o ser humano consome. Uma outra desgraça é o que o poder público faz com as calçadas. Impossibilitando os coitados dos ciclistas de se locomoverem numa calçada. Boa sorte amigo, espero que dê tudo certo antes dos JetPacks.

        • BaalInvokerOPA
          link
          fedilink
          arrow-up
          4
          ·
          3 months ago

          Po, esse programa de reeducação é importantíssimo! Não há razão para manter carros numa velocidade muito acima de 32km/h dentro das cidades, afinal cidade é para ser destino, não trajeto.

          Tem uma pira muito louco de um povo, principalmente esse que você pontuou (que tem SUV e pinto pequeno), que acha que cidade de que comportar espaço pra esses carros idiotamente grandes, ineficientes e ridículos, além de que cidade tem que ser um grande asfalto pra eles correrem com essas merdas. A população que se foda, desde que eles consigam ir pra Europa todo ano ficar num país onde as cidades são destino e todo mundo anda a pé ou de bicicleta.

          Estou muito frustrado com a mobilidade urbana no Brasil. Muito.

          Eu não quero depender de carro pra me locomover. Não quero ter que sustentar carro pra me locomover, afinal sustentar carro é caro. Quero poder me locomover de forma segura, barata e sob demanda, para onde eu quiser. Ou seja, transporte público de qualidade. Mas não, sou forçado a ter uma CNH e ter um carro, mesmo que eu desgoste da ideia.

          • guilhermegnzaga
            link
            fedilink
            Português
            arrow-up
            3
            ·
            3 months ago

            Eu tenho carro, e, amigos é horrível o prejú anual e mensal.