Algumas ações do governo Trump parecem loucura pura. Congelar os fundos da USAID é basicamente abdicar de poder, e, que político abdica de poder? Ameaçar aliados de OTAN, como Canadá e Dinamarca, ameaçar colocar tarifas em aliados… tudo isso enfraquece o país em um contexto que a gente esperava que o governo fosse tentar criar um bloco para se contrapor à China, nos moldes da guerra fria.
Qual argumento pode explicar essa política externa? Custo a crer que seja puro capricho ou burrice. O mais provável é que essas ações estejam alinhadas com algum objetivo político, mas qual objetivo seria esse? Qual possível endgame pode estar sendo perseguido?
Tem isso. Talvez a dificuldade em ver o objetivo seja porque não é um objetivo para os estados Unidos, mas para sua oligarquia. Se a gente muda de perspectiva, talvez seja mais fácil entender o jogo.
Gosto de pensar também que 1/3 da indústria americana é armamentista e acha bom que existam conflitos.
Pra classe política(fascismo/nz 2.0 EUA edition) é uma blz… com uma guerra eles se mantêm mais tempo no poder e no fim do dia o EUA anexa mais 1 território.