Rasp Pis realmente gastam zero energia. O problema para mim é a falta de portas Sata. Até da para usar adaptador de usb para sata mas dai teria que usar fonte externa para hd de 3.5 e a velocidade não seria das melhores.
Rasp Pis realmente gastam zero energia. O problema para mim é a falta de portas Sata. Até da para usar adaptador de usb para sata mas dai teria que usar fonte externa para hd de 3.5 e a velocidade não seria das melhores.
os detalhes estão todos na planilha. mas é um g530 que é de segunda geração.
Testei lá com um cpu celeron, e sinceramente acho que vale a pena sim. achei que ficaria na casa dos 30W mas 20 está bem aceitável, vai ter processamento de sobra. O celeron pode consumir menos que um i3 de mesma geração mas não deve ter tanta diferença.
Na minha experiência cpu de abaixo de 6a geração gasta bastante energia, nao sei se valeria a pena. Os xeons não sei nada sobre mas teria a vantagem de poder usar memória ECC (não faz tanta diferença mas seria interessante).
Acho que dá para achar uns de sexta geração por preços próximos. Estou até percebendo que não tem muita diferença de preço entre as gerações mais antigas até as mais novas mas tenho que pesquisar melhor.
Tenho uns computadores aqui em casa dessa geração e desse chipset, vou ver se consigo testar aqui o gasto de energia e se conseguir postarei na planilha.
Quanto ao serviço Cloud, você está planejando usar fora de casa também? pois se estiver é um pouco mais complicado, não sei se você sabe sobre mas teria que setar um DDNS como o duckdns e redirecionar as portas do roteador, o que é um pouco chato pois muitas vezes o provedor bloqueia o roteador ou se estiver em CGNAT nem dá para fazer. Tem outras maneiras também envolvendo ipv6, vpn… mas só para informar que é meio complicadinho.
Realmente é um sistema beem antigo, era do meu pai que ele não usava e nem sei de onde veio para ser sincero. Não recomendo ele, apenas é o melhor que tinha disponível e supre minhas necessidades, mas é bem fraquinho (1Ghz, 2 núcleos e 2 threads).
Quanto a fontes, eu não consegui achar nenhuma recomendada por gringos por um preço decente e nem consegui testar muitas, mas o que posso recomendar é usar uma fonte de notebook com um adaptador chamado Pico-Psu. O picopsu diminuiu cerca de 5w comparado com uma fonte bomba que usava antes dele, o problema é que ele tem poucas conexões sata e suporta até 160w, apesar de ter uns modelos no aliexpress que dizem suportar 200w e tem mais conexões, mas não testei eles ainda então não posso falar nada.
Eu não sou o maior especialista no assunto mas posso dizer que sim, são boas opções! já vi uns vídeos de que notebooks não necessariamente gastam menos energia que desktops, mas acredito que isso vá depender se você acha a placa desktop ideal. Eu mesmo uso um computador “desktop” como server que já tinha em casa mas o processador é de notebook e ele gasta bem pouco (amd c-60). A bateria também é uma bela vantagem mas o problema dos notebooks é que só aceitam poucos hdds e geralmente apenas de 2.5 polegadas (ou ssds).
Exatamente, diferentes realidades requerem diferentes abordagens. Aqui o mercado de usados é diferente, as placa mães disponíveis são diferentes, o custo de energia é diferente, e por ai vai.
Eu diria que a melhor opção atualmente é o PopOS, linux mint tem o problema que é instável em certos casos de uso, Ubuntu força muito snaps, debian é ruim com drivers, zorin é instável e pior que o Mint. Fedora é instável em bastantes casos de uso e usa pacotes rpm que não são tão aceitos quanto os deb. Arch é rolling release e sujeito a quebras, distros baseadas nele são piores ainda. Nixos ainda vai ser a melhor distro mas atualmente não está pronta pois ainda falta pacotes e coisas como lojas de pacotes gráficas.
Entendi melhor como funciona o MSL. Vou deixar aqui o que aprendi:
O MSL é igual o RSL e ambos usam protocolos com questões de pesquisa e tudo mais, a diferença é que o MSL tem questões mais amplas enquanto o RSL tem questões de pesquisa mais fechadas. É recomendado no livro fazer MSL antes de fazer RSL. As questões de pesquisa do MSL vão ser geradas a partir do tema de pesquisa que é uma subárea de estudo, como por exemplo “busca heuristica” ou a junção de uma subárea com uma área de aplicação. O MSL vai gerar as questões do RSL.
A string de busca deve conter palavras que vão encontrar artigos para responder a todas as questões de pesquisa, não somente uma delas.
O MSL e RSL vão gerar objetivos para a monografia.
Uso para tudo desde meu TCC até para responder questões pessoais! só não uso nenhuma função de compartilhar nem nada do tipo.
Nos meus livros, CompTIA Network+ e Cabling: the complete guide (2014), não achei nada sobre. Recomenda alguma outra fonte?
legal! as melhores plataformas para doação existentes. poderia considerar abrir no github sponsors tbm. nao tem taxas, apenas conversão de doláres para real (IOF)
i think i found a solution to my problem: you add 3 more collumns, social unit val, calculated proportion and total adjacent, like the picture. with them, you put the average social prices of items you produced in “social unit val”, that will result in proportions in “calculated proportions”, which are the maximum values you should put in “proportion”; then you look at the “total adjacent” which should inform you what value of proportion you can deduct from your proportions in order to get prices to go down and the total sum still be your “total added” (you can deduct only that value for all items, not for each item, so you may divide that between all type of items if you want to lower the price of all items). if the value is negative you cant produce at an socially average value (you cant produce the items and you be better buying from others who have the lower price).
in that example i worked for 6,43 minutes which should give me a total of $7720,00 (6,43x1200 which is the average rate), in that time i produced, with my specific technique, diamonds, redstone, iron, gold, andesite, gravel, etc. what im trying to accomplish is divide that 7720 in value between the diverse types of items so i can put a price tag in them.
if i do as you said, with proportion based on the amount of items acquired compared to the total amount of items the diamonds would be really cheap, and things with a lot of items acquired like redstone would be expensive. i currently set my own proportions manually so the value is distributed more to the rare items and less to the common items like gravel. I need to sell them after all, no one will buy redstone with 5x the price of a diamond.
i would usually put the pickaxe at “costs” with the cost of 4 diamonds to repair the entire pickaxe in the anvil (not the full cost of 4 diamonds but the full cost divided by the quantity wasted on production) but the pickaxe has mending, which means it repairs itself when i get XP and as i got a lot of redstones and such it doesnt count as a cost.
entendo, mas ta bom por enquanto. vlw
eu me subscrevi, no entanto, as publicações continuam sem aparecer…
é acredito que seja essa intancia mesmo minecraft@lemmy.ml vou me inscrever então.
A função principal do meu servidor é fazer backup diário de vários computadores aqui em casa, tanto windows como linux. Dai preciso de bastante armazenamento.