Eu ouvi essa definição na faculdade há anos atrás e não me lembro quem é o(a) autor(a). Já procurei muito no Google, Bing, em português, inglês, até outras línguas com ajuda do tradutor automático, mas não acho. Até o ChatGPT não sabe quem disse, apesar dele concordar com a ideia que ela oferece.

Até hoje acho que é a melhor definição sobre os dois campos políticos. De que a esquerda acha que o melhor está por vir, e precisamos de mais mudanças para chegar lá; mas a direita acha que o melhor já passou, e precisamos reverter as mudanças para voltar a esse passado supostamente glorioso.

(Edit) OBS.: É bem provável que a frase não é exatamente desse jeito que eu escrevi, por isso não acho o autor, mas é mais a ideia de relacionar a esquerda com o futuro e a direita com o passado mesmo. Especialmente em relação à palavra “idealizar”, quase certeza que não é essa palavra que é usada, eu que tentei recriar a partir da minha memória, e mesmo assim, o professor estava citando de cabeça também, então a frase original deve ser totalmente diferente.

  • dirlididi
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    5
    ·
    9 months ago

    isso parece algo próximo de Tocqueville e de Daniel Bell.

    o primeiro, não era conhecedor do marxismo e tinha a visão de esquerda/direita tradicional. a esquerda era mais resultado de uma esquerda utópica que, literalmente, definia uma utopia e depois construia como chegar nela. o segundo já tinha uma visão concreta do marxismo, mas contrapunha mais o conservadorismo vs revolução… justamente apresentando a visão do socialismo real soviético como um pensamento futuro que não se concretiza.

    eu não tenho mto conhecimento profundo de ambos, mas pode ser um ponto de partida. dentro desse contexto, e da visão do que eles colocam, eu acho que a frase se aproxima de algo capaz de resumir esse ideal, apesar de ser de um grande reducionismo.

    eu sigo no materialismo histórico, e do comunismo marixsta-leninista (e algumas vertentes), como uma política que foca no presente, apesar de ser informada pelo passado e pelo futuro, mas sem idealizações.

    em todo caso, qualquer tentativa de reduzir esquerda e direita em uma frase, vai cair em um reducionismo que pode ser perigoso, mas pode ser um ponto de partida de muita discussão.

    • oicasadoOPM
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      4
      ·
      9 months ago

      Vou procurar sobre os dois, muito obrigado! Eu adicionei uma obs na postagem pra tentar deixar mais claro.

  • crab
    link
    fedilink
    arrow-up
    3
    ·
    9 months ago

    Não acho que essa seja a melhor forma de definir os campos políticos. A esquerda defende ações sociais para combater ativamente a desigualdade social pois considera a sociedade injusta, enquanto que a direita defende que a desigualdade deve ser aceita e que boa parte da responsabilidade da pobreza é dos próprios pobres. A direita não necessariamente idealiza o passado. Essa é uma das ferramentas da extrema-direita fascista. Mas não é algo que por si só define a extrema-direita, muito menos o campo político da direita como um todo. Dizer que a esquerda idealiza o futuro parece uma forma de dizer que as pautas esquerdistas são utópicas, ou que esquerdistas são extremamente otimistas. Nada disso procede, pode existir esquerdista otimista ou pessimista, e as pautas podem ser bastante factíveis. De forma geral, não acho que a palavra “idealização” seja boa para quem procura resolver problemas da sociedade atual.

    • oicasadoOPM
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      3
      ·
      9 months ago

      Oi. Muito obrigado pela resposta. É legal ouvir contrapontos. Se vc quiser levar essa discussão pra comunidade de politica, fique a vontade, mas acho que aqui não é o local adequado pra eu ficar debatendo isso senão foge muito da proposta doçessa comunidade. Não sei ainda sw tem crosspost, mas fica aí a sugestão para algo do tipo ;)