cross-posted from: https://lemmy.eco.br/post/8439641

Sofro de solidão e tenho dificuldade para encontrar pessoas que desejem conversar comigo, mesmo na internet.

Fui banido do Reddit devido a “evasões de ban”, o que limitou drasticamente minha capacidade de encontrar pessoas interessantes que estejam dispostas a conversar comigo, tendo em vista que outras redes sociais parecem ser menos propícias para socialização de pessoas como eu.

Sem mais delongas, meu nome de usuário de Discord é: hickr

    • takto
      link
      fedilink
      arrow-up
      3
      ·
      3 months ago

      para ingressar, é só baixar o Gajim no computador, ou o Conversations no celular, escolher criar conta no servidor próprio, e registrar nome_de_usuário@suchat.org com sua senha

    • takto
      link
      fedilink
      arrow-up
      1
      ·
      3 months ago

      te espero <3 o nome do trem é horrendo, antes de chamava Jabber, é o apelido eue damos

      além do Conversations, há o Monocles e o Cheogram, baseados no Conversations;

      tem o Monal para iOS, já para Windows, não tenho certeza ^^

      • nossaquesapao
        link
        fedilink
        arrow-up
        3
        ·
        3 months ago

        Nessas horas que percebo o quão complicado as tecnologias federadas são pras pessoas de fora. Alguém faz uma pergunta simples e a gente acaba enchendo de informação pra conseguir responder. Não tem uma forma simples de passar um link e falar “é esse app aqui, só baixar”

        • Karenina Arch@ayom.media
          link
          fedilink
          arrow-up
          4
          ·
          edit-2
          3 months ago

          @nossaquesapao @takto
          Não sei se a questão seria “é esse app aqui, só baixar”, mas o conceito de fediverso e todas essas tecnologias federadas são bem difíceis de entender para pessoas não iniciadas, o que é justamente o meu caso também.

          • takto
            link
            fedilink
            arrow-up
            5
            ·
            3 months ago

            o problema é a falta de um cliente adequado, a tecnologia em si não é inaqueada. por que temos o Cheogram e o Monocles, se o criador do Conversations aceita pull requests?

            também cometemos o erro de indicar protocolos em vez de serviços e apps, eu mesmo cometi esse erro por supôr que a pessoa já sabia o que se referia. pelamor! não diga que você usa Xmpp, ActivityPub, Fediverso, a pessoa busca e não contra! diga que usa Ayom.media, Lemmy.eco.br, Conversations, etc. para isso, basta saber os sistemas operacionais que a pessoa usa.

            porém o Conversations têm problemas que o Cheogram resolve, mas cria outros, em vez de colaborar; isso depende muito da nossa recomendação

            eu tinha muito esse problema com GNULinux… o pessoal é insano de recomendar Debian para leigos, eu que sou superusuário passo mó perrengue para atualizar aquela bodega! aí os forks também cambaleam no quanto podem ser recomendadas, mas o pessoal recomenda o que gosta, não pensando no usuário leigo!

            eu lembro de tecer críticas ao Conversations, e o gnuzista de lá só respondia com “Eu uso Conversations no Android e Gajim no GNULinux.” aquela porra parecia um robô, e a parte triste é que não era;

            a gente tem é que hiperpopular o Xmpp de grupos dos nossos interesses, recomendar aplicativos de Xmpp e sites de ActivityPub em vez de protocolos, e quem sabe programar, bem, no mínimo fazer bot para o Xmpp ou contribuir com código. e quem sabe abrir issues e design, melhor sugerir.

            a tecnologia do Xmpp não é inadequada, é a mesma do Whatsapp, nós precisamos mudar nossa apresentação

        • offrancaOP
          link
          fedilink
          arrow-up
          3
          ·
          3 months ago

          Só não desisti de vez porque tenho tempo para aprender e porque realmente preciso socializar. E se eu tiver que entender a respeito disso (nem sei do que sequer chamar), que assim seja.

          De qualquer forma, acho legal aprender e não vejo desvantagem no processo a não ser o tempo que devo dedicar.