O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva realizou encontros com a nova presidente do México, Claudia Sheinbaum, e Andrés Manuel López Obrador, que deixará oficialmente o cargo do Executivo nesta terça-feira (01/10).

A reunião ocorreu de forma separada, no âmbito da cerimônia de posse realizada no Palácio Legislativo San Lázaro, na Cidade do México.

“Comitiva brasileira ao lado da nova presidenta do México, Claudia Sheinbaum, desejando um ótimo trabalho e o fortalecimento das relações entre Brasil e México”, escreveu o mandatário por sua conta na plataforma Bluesky.

No encontro com López Obrador, participaram chefes de Estados de vários países, entre eles: Johnny Briceño, primeiro-ministro de Belize; Xiomara Castro, presidente de Honduras; Miguel Díaz-Canel, presidente da Cuba; Gustavo Petro, presidente da Colômbia; Gabriel Boric, presidente do Chile; e Bernardo Arévalo, presidente da Guatemala.

“Reunião com o amigo e presidente mexicano López Obrador no seu último dia de mandato. Além do Brasil, presidentes de Belize, Honduras, Cuba, Colômbia, Chile e Guatemala estiveram presentes. 🇧🇷🇲🇽”, declarou o presidente brasileiro.

Lula desembarcou no país no domingo (29/09) para acompanhar a posse de cerimônia. Na segunda-feira (30/10), participou do “Fórum Empresarial México-Brasil”, um encontro que contou com cerca de 400 empresários brasileiros e mexicanos, e discutiu-se a expansão do comércio e dos investimentos entre as nações.

De acordo com o Itamaraty, as relações comerciais entre Brasil e México superaram os US$ 14 bilhões (R$ 85 bilhões) durante os anos de 2020 a 2023. Ele retorna à Brasília logo depois da solenidade.

Sheinbaum, de 61 anos, ganhou as eleições presidenciais em junho com cerca de 60% dos votos. Ela se torna a primeira mulher eleita a ocupar o cargo do Executivo no México, e governará o país até 2026. Sheinbaum assume a cadeira de Andrés Manuel López Obrador, considerado um dos principais aliados do mandatário brasileiro no cenário internacional.