não se trata de “banir” o aplicativo de mensagens
Que pena.
– O que faremos é proteger as informações da nossa agência, comunicação corporativa.
Deveriam ter feito isso desde a revelação da espionagem ianque em 2013.
ao menos dez empresas brasileiras já demonstraram interesse em desenvolver a nova plataforma de mensagens
Realmente espero que os responsáveis técnicos cogitem a possibilidade de abarcar algum sistema FOSS já existente.
Todo software desenvolvido com recursos públicos deveria ser FOSS.
No governo Dilma de 2013 tinha um zé mané (já falecido) encarergado da segurança TI e os aplicativos de mensagens não tinham decolado. O “vazamento” foi obra de gente da casa e não da genialidade do NSA. O que não falta no governo federal é traíra infiltrado e insatisfeitos prontos para entregar tudo.
A ‘empreitada’ é ligeiramente anterior ao chilique do elon musk e segue o exemplo das FA que já desenvolveram algo semelhante. Infelizmente o jornalismo oculta isso e vende mentiras como “governo vai fazer um zap para substituir o zap de TODOS os brasileiros”
Até aonde eu sei qualquer telefone já suporta RCS. Novo protocolo de SMS com suporte a grupo e imagens. Só usar. Também nunca testei, to feliz com signal. Mas me enfurece ter que usar whatsapp
Signal é um honeypot do governo ianque, então daria na mesma que usar Whatsapp.
Mas o rcs funciona via internet, ou depende de conexão com a operadora móvel? Pergunto isso porque o maior problema da adoção do sms no br foi o alto custo, e o próprio whatsapp cresceu tão rápido porque foi uma alternativa mais barata, que podia ser usada via wifi de casa
Eu não uso o zap mas ele virou a ferramenta de muita empresa/restaurante, infelizmente. Acho irreversível essa situação. No caso da notícia o que cara da foto quer é um aplicativo privado para uso do funcionalismo do executivo nos moldes do que já é feito nas altas patentes das FA. Infelizmente vendem isso como se fosse para todo mundo que usa Zap Infelizmente isso não previne a falha humana ou o que aconteceu com o ex-assistente do Moraes, só tira os ianques do circuito direto atual onde o NSA tem acesso ao Zap Infelizmente o judiciárioa federal continua usando docs e planilhas na nuvem o que eu acho mais grave.
Não sou especialista no assunto, mas eu pensaria no XMPP, com servidor e criptografia próprios
Pelo que eu vi um dos problemas do xmpp é fragmentação do protocolo. Pra fazer sentido acho que teriam que “congelar” os requisitos mínimos. XMPP era muito bom 25 anos atrás, mas hoje eu estudaria outras opções antes de escolher.
Bastaria obrigar as operadoras a oferecerem SMS e RCS ilimitado de graça e fazer uma campanha de divulgação sobre as vantagens do SMS. Funciona sem internet, não depende de app específico, compatível com qualquer modelo de celular, etc.
A gnt zoa que nos EUA usam SMS “que nem os australopitecos” mas a verdade é q vingou pq o SMS ficou gratuito lá antes de popularizarem Whatsapp e similares.