• nossaquesapao
    link
    fedilink
    arrow-up
    4
    ·
    2 months ago

    E isso é uma oportunidade pra gente também. Ao invés de pagar por licenças, usar o mesmo software que a suíça. Com o tempo, a gente iria maturando e participando do desenvolvimento, pra trazer funcionalidades relevantes pra nossa gestão. A tendência seria que outros governos fizessem o mesmo, e teríamos uma base comum de software, robusta e bastante auditada.

    • Rodrigo
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      2
      ·
      2 months ago

      Vale lembrar que no primeiro mandato do Lula, o governo federal tinha o Sérgio Amadeu, que brigou internamente para que um projeto do governo, de popularizar o uso dos PCs, usasse apenas software livre. Mas o governo aceitou o lobby da Microsoft - que também investiu pesado em matérias na grande imprensa na época, inclusive chegando a dizer que o governo estava “recusando investimento de bilhões de reais”.

      Aqui tem uma matéria bacana sobre isso.

      https://www.acessa.com/economia/2024/01/197083-o-brasileiro-que-desafiou-a-microsoft-e-virou-icone-internacional-de-ativistas.html

      • analfabeto
        link
        fedilink
        arrow-up
        1
        ·
        2 months ago

        Eles investem uma grana para criar o ecossistema fechado para ganhar o dobro depois. Alemanha teve que voltar atrás a adesão de software livre para manter compatibilidade com sistemas word.

        Ps: não li o link :)

        • Rodrigo
          link
          fedilink
          Português
          arrow-up
          1
          ·
          1 month ago

          Não sabia disso da Alemanha, mas eu queria saber mais sobre o que tu quis dizer com “Eles investem uma grana para criar o ecossistema fechado para ganhar o dobro depois”. Quem são “Eles”?

          • analfabeto
            link
            fedilink
            arrow-up
            2
            ·
            1 month ago

            Aqui especificamente a Microsoft. Mas vale para qualquer empresa grande como Google, aws ou Apple. Cada um a sua maneira.