Durante a sua estada em Luanda, o presidente timorense manterá amanhã conversações com o seu homólogo angolano, João Lourenço, prevendo-se também a assinatura de acordos de cooperação, embora a fonte não tenha adiantado quantos nem em que áreas será reforçada a colaboração bilateral.

Ramos Horta será também recebido na segunda-feira pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, e participará numa sessão solene nas Legislativas, dedicada à sua presença em Angola.

Os dois países têm dado passos recentes no sentido de reforçar as suas relações bilaterais, questão abordada no encontro entre o presidente angolano e o chefe de Estado timorense no Brasil, em janeiro do ano passado.

No âmbito destes progressos, foi anunciada, em julho deste ano, a próxima abertura de uma embaixada angolana em Timor-Leste, que até agora era o único país lusófono onde não existia uma representação diplomática.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, os processos de instalação e acreditação estão praticamente concluídos.