• JonnyOPMA
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    5
    ·
    6 months ago

    Discordo demais de como ele coloca a tecnologia como uma coisa secundária ao “social” (i.e. o modo de produção capitalista), é a mesma crítica rasa de certos comunistas a qualquer tipo de reforma, como se as reformas fossem ruim per se e só pudéssemos ter alguma melhora significativa depois da revolução. Nem o próprio Lenin tinha essa visão sobre as reformas…

    No fim cai no que o Mark Fisher chamava de “Superego Leninista Severo”:

    A outra figura - que eu gostaria de chamar de Superego Leninista Severo - é definida por sua recusa absoluta a concessões. De acordo com Freud, o superego é caracterizado pela natureza quantitativa e qualitativamente excessiva de suas exigências: o que quer que façamos, nunca é suficiente.
    […]
    Enquanto os líderes complacentes do trabalho organizado apostavam no status quo, o superego leninista severo apostava tudo em um mundo absolutamente diferente deste. Era esse mundo pós-revolucionário que redimiria o leninista, e era a partir da perspectiva desse mundo que eles julgavam a si mesmos.
    — Mark Fisher, Acid Communism (Unfinished Introduction)

    O que impede que a construção de uma internet alternativa dentro do capitalismo possa ajudar na organização de movimentos anticapitalistas?