Abin | Governo trabalha em um substituto para o Whatsapp e Telegram
A Abin está testando um “ZapZap estatal” pra aposentar o WhatsApp e o Telegram no governo. O novo app, criptografado, quer garantir soberania digital e segurança nas comunicações oficiais.
A mudança responde a falhas da gestão Bolsonaro, que adotou plataformas privadas como WhatsApp e Telegram na comunicação interna. Essa escolha gerou falhas críticas, como no 8 de janeiro de 2023, quando alertas de inteligência foram enviados por esses apps, sem eficácia.
O app está sendo desenvolvido em parceria com o Serpro e a Universidade Federal do Ceará. Inicialmente, será voltado ao Sisbin, sistema que integra órgãos de inteligência, mas pode ser expandido para toda a administração federal.
📰 Folha de SP
#politics #bunkerdaesquerda @bunkerdaesquerda #softwarelivre
@tea_pot_tinhas @domrodrigss eu acho muito difícil algum aplicativo substituir o whatsapp, ao menos no Brasil. Não porque ele seja bom, mas já há o hábito de usá-lo e muitos serviços já o utilizam como meio de comunicação padrão. Acho que nem se a Meta fizesse uma puta 💩 as pessoas o abandonariam, infelizmente. As pessoas não tão dispostas a mudar e ter que começar do 0, é chato, leva tempo e no mundo de hoje onde tudo é corrido demais, pior ainda
@serumano @tea_pot_tinhas mas esse APP vai substituir o ‘zazap’ e o Telegram apenas na comunicação de setores críticos do governo como setores de inteligência ou pessoas importantes do governo federal, afinal , quem somos nós para afrontar a hegemonia da toda poderosa Meta.
@domrodrigss @tea_pot_tinhas isso já era para ter ocorrido há muito tempo. No geral o pessoal não deiza o zap porque são acomodadas