Bora trocar umas ideias sobre isso.

Tenho tido bastante dificuldade de achar alguma palha decente para cobrir o solo, como mulch. Logo mais entro na fase de começar a preparar meu canteiro para uma nova temporada de plantio, então já estava pesquisando pra ver alguma alternativa.

Palha de arroz, tanto crua quanto carbonizada, testei e não deu boa no meu canteiro, por conta de vento.

Chips de madeira queria evitar pelo risco de sequestro de nitrogênio.

Tenho grama em casa, porém, cheia dos matinhos, então não queria usar como cobertura de solo para evitar de ter que ficar limpando.

E queria evitar de usar plásticos por uma questão de sustentabilidade mesmo.

  • Sonho
    link
    fedilink
    arrow-up
    4
    ·
    2 years ago

    No meu canteiro da rua eu tenho um sério problema com cachorro. Quando eu faço uma manutenção, coloco uma terra nova, prós cachorros não jogarem toda terra pra rua cavando eu tenho cortado umas bananeiras, rachado elas e colocado lá pra decompor junto do solo. Os cachorros não conseguem estragar o negócio e retém bastante umidade no solo

    • AlehCemyOPM
      link
      fedilink
      arrow-up
      3
      ·
      2 years ago

      Não vi ninguém com bananeira aqui hahaha

      Povo fica inventando de ter plantas invasoras que ajuda em nada…

      Mas acho que no fim, vou acabar testando usar feno de coelho.

  • c0mpost
    link
    fedilink
    arrow-up
    4
    ·
    2 years ago

    Chips de madeira queria evitar pelo risco de sequestro de nitrogênio.

    Para mim essa sempre foi a melhor escolha, para estimular a microbiota fúngica, claro que sempre coberto/misturado com material podado, folhas e pequenos galhos picotados.

    Alguém sabe me explicar mais sobre esse sequestro? O que seria? Quem sequestra que tipo de composto nitrogenado para onde na decomposição da madeira? Lembrei desse vídeo do CEPEAS que saiu recentemente sobre ciclo do nitrogênio, aprendi bastante: https://youtu.be/9uiC47awG7o

  • rubem
    link
    fedilink
    arrow-up
    1
    ·
    2 years ago

    Não tem por aí na região canteiros de avenidas ou placas com árvores de folhas maiores?

    Aqui em casa os pés de caju geram muita folha, ela demora pra desmanchar, é só jogar por cima que só 1 planta por m² nasce, não entra muita luz. E tem canteiros de avenidas com muita árvore, na frente da casa de algumas pessoas pessoal até varre e amontoa, é só ir com saco de lixo de 100l e lotar de folhas (Uso bigbag velhos, aqueles de agricultura, são grossos, duram 10 anos se não deixar no sol e chuva, digo, os meus mais velhos tem essa idade e estão ok, talvez durem mais).

    • AlehCemyOPM
      link
      fedilink
      arrow-up
      1
      ·
      2 years ago

      Pior que não, eu tenho arvores no jardim, mas é tudo folha relativamente pequena haha

      A maioria do pessoal por aqui acaba indo nessa onda também, planta tudo com folha pequena, nada de folha grande. O que acho pura burrice pensando que folhas pequenas vão entupir os bueiros e as calçadas com facilidade…

      • rubem
        link
        fedilink
        arrow-up
        1
        ·
        edit-2
        2 years ago

        Nenhuma frutífera? Coqueiro?

        Folha de coqueiro eu passo o fação na lateral do talo, aí fica só as folhas em si, elas acabam cobrindo muita coisa. Goiaba, jambo, umas ornamentais tipo três marias e outras que nem sei nome, tudo aqui tem folha de tamanho suficiente. Sempre que podo eu jogo os galhos no canto, semanas depois quando as folhas caíram eu vou com a makita e pico os galhos secos (Pedacinhos de uns 30cm, pra caber num balde pra eu carregar, tô com a coluna fodida, de muleta, só uma mão fica livre pra carregar as coisas então tem que caber num balde), galho seco é bem fácil cortar assim. Aí os galhos vão embora mas as folhas ficam, até as folhas de acerola, que são pequenas, entram no meio e servem pra cobrir o chão e nada nascer.

        E do lado de casa tem pé de manga, as vezes a vizinha varre e deixa na calçada uns dias, se tá pouca vou lá e pego uma parte.

        Não precisa ser folha enorme, cobrindo o solo tá valendo, depois é só meter a enxada e misturar as folhas no solo.

        • AlehCemyOPM
          link
          fedilink
          arrow-up
          1
          ·
          2 years ago

          As frutíferas aqui são folhas pequenas. Framboesa, amora, mirtilo, nespera… Não chegam a cobrir a minha mão por exemplo. E é o tipo de folha que costuma ter fungos antes de secar, daí não sei se é uma boa usar no canteiro.

          Vizinhos tem muitas plantas do tipo aroeira e leucenas (que são consideradas plantas invasoras aqui).

          Um amigo comentou de usar feno para coelho, que encontra fácil e barato por aqui. Será que dá boa?

          • rubem
            link
            fedilink
            arrow-up
            3
            ·
            edit-2
            2 years ago

            Não conheço feno pra coelho, mas feno pra gado, não tem por aí?

            O que ferrou minha coluna por acaso foi uma bolona de feno de 250kg que caiu em mim, custa uns R$ 150 mas é capim seco pra caramba. Em muita região se faz feno de tifton ou gramíneas em blocos que uma pessoa consegue carregar, com uns 20-30kg, acho que tem uns 30-40cm, cabem em porta-malas e cia. No sul e sudeste acho que em toda cidadezinha tem alguém que faz um pouco pra vender, ou pra usar, meia dúzia de parentes meus do sul fazem.

            Alias, última vez passei no sul era depois da seca de 2020, aí tinha na beira da rodovia muito carro parado com pessoal cortando capim de beira de estrada (No interior de SP também vi muito isso, tava bem seco mas tinha muito fusca, pampa e cia estacionados com alguém na beira da rodovia com foicinha cortando), imagino que pra uns animais (Em chácara pequena, imagino), mas também dá pra deixar secando pra jogar em cima.

            Essas folhas longas de feno, ou capim de beira de estrada cortado, é fácil rastelar (Por isso fazemos feno com isso, a máquina vai rastelando pra enfardar, é rapidão, menos de 1 minuto e sai bola de 200-350kg), não precisa misturar no solo depois.

            Essa parte dos fungos eu desconheço, aqui tudo é seco pra caramba, mofo ou fungo é coisa rara, o pouco que dá em hortaliças e cia a gente controla fácil com vinagre e detergente na água (Pouco de cada, pra muita água, mal dá pra sentir cheiro depois de misturar), pulverizar as folhas com isso será que não ajuda?

            Sobre a serragem, ela é fina e ruim de tirar depois, mas maravalha tem tamanho que dá pra rastelar depois, ela é até ruim como adubo porque demora pra apodrecer (Serragem desaparece fácil), em serrarias por aí deve achar ambos.

            Cito coisas que dá pra rastelar pra tirar tanto pra reaproveitar (Deixa secando no sol que feno, capim seco e maravalha dura o ano) como pra não meter mais hidrogênio no solo.

            E onde tem feno terá também os salsichão de lona pra milho e cia, é uma lona de 250 micras, é bem grossinha, ela usada é barata, quando abre o salsichão (Silo-bolsa) fica uma lona meio torta de uns 8x25m, ou 8x50m, mesmo no sol e chuva ela dura anos, como é grossa pode jogar por cima de um canteiro e depois enrolar pra guardar, ela tem o lado branco pra cima então não esquenta tanto, enquanto o lado de baixo é preto e não dá nada de luz pra nada crescer, mas isso não sapeca o solo queimando ele de calor. Ainda que compre novo (Não sei se vende lona de mais de 200 micras, as mais finas não duram muito, se procurar no Cikala.com.br verá umas, é a dupla-face pra silagem, já usei deles) isso dura muitos anos, pode ir remendando com o tempo (Usa adesivo de contato pra tapar furos, passa nos 2 lados, espera 1 minuto, e então coloca o remendo em cima da lona, gruda e não sai mais), tem lona que comprei usada de silo-bolsa e já tá durando 5 anos com sol e chuva, mal e mal aparecem uns furinhos.

            Ou procura nas empresas de outdoor ou fachadas as lonas usadas de fachada, aquelas impressas, oferece pagar por elas, fechei loja em 2013 e ainda tenho uns restos da fachada aqui, tem seus furos mas nada de mais, não serve pra vedar completamente tipo pra silagem (Onde não pode entrar oxigênio) mas pra tapar sol e chuva serve. Pessoal até usa isso pra toldo as vezes, pra ficar anos no sol e chuva mesmo.

            Plástico de 75 micras é descartável mesmo, mas acima de 200-250 micras dura uns anos, isso ficando no sol o tempo todo, se usar só digamos 4 meses por ano (Intercalado) talvez dure 10 anos, não fiz esse uso.

            • AlehCemyOPM
              link
              fedilink
              arrow-up
              2
              ·
              2 years ago

              Gado na minha área não é tão comum, mas posso ver se tem na agropecuária. Não sei se eles vendem em fardo ou a granel. O feno de coelho é vendido a granel, daí é fácil comprar só o necessário mesmo. Desconfio que eles só vendem feno de coelho porque aqui é cheio de condomínio rico, daí a molecada deve ter coelhos como pet porque é coisa “chique”.

              Sobre mofo, aqui é muito úmido no verão, só vinagre e detergente não dá conta não. Em alguns casos já tive que apelar pra fungicida, o que não gosto porque tem alguns ninhos de abelhas selvagens na minha casa. Já cheguei a perder quase o canteiro inteiro por fungo de tão úmido que ficou no verão. Esse último verão não tive tanto problema com fungo, mas nem precisei regar por uns 3 meses de tanta chuva que tivemos. A umidade ficou direto em 80%.

              Mas como ficaria então a irrigação usando lona de plástico como cobertura? Porque ainda molho na mangueira, não é irrigação automática não.

              • rubem
                link
                fedilink
                arrow-up
                3
                ·
                2 years ago

                Mas como ficaria então a irrigação usando lona de plástico como cobertura? Porque ainda molho na mangueira, não é irrigação automática não.

                Mas precisa molhar muito quando tá com plástico em cima? Achei que era pra cobrir tudo.

                Mas pode fazer círculos de lona 250 micras, colocar ao redor de cada planta, tipo um círculo, tem gente que usa papelão em pomar numas regiões onde tem época de seca e chuva, o papelão aguenta só uns 5 meses, é o período das chuvas, hora que ele apodrece aí já não chove e não nasce mais capim ao redor da árvore (Frutíferas pequenas).

                Procurei imagem no google não não achei, imagina um círculo de papelão de 70cm, com furo de 10cm, e um corte pra poder colocar ao redor da planta, nem precisa ser redondo, no máximo achei isso no google: https://i.ytimg.com/vi/AhuDtAu1Hy8/maxresdefault.jpg

                No caso de papel ou papelão ele absorve água, com lona o plástico pode ser afundado pra água ir pro caule.

                Cito pedaços pequenos porque aí dá pra reutilizar pra plantas com espaçamentos diferentes, pra plantas com 20cm, com 40cm, ou mais longe, dobra a lona se for usar pra espaçamento menor, é só fazer o solo inclinado pra água descer pro caule.

                Uma lona inteira de 250 micras, pra enrolar inteira depois, serviria só pra plantas com o mesmo espaçamento depois, cortando círculos ou quadrados serve pra tudo.

                E com os pedaços intercalados de lona pode até deixar uns sobrepostos em valetinhas menores pra água penetrar também entre eles, não só nos caules, é questão de “aplainar” o solo pra isso, com ou sem a lona já em cima.

                Nesse uso até saco de lixo de 100 litros aberto serve, ele é grossinho até (Deve dar mais de 100 micras, mas acho que não dá 150 micras), como é mais barato experimenta eles primeiro, pega uns sacos, abre, faz os quadrados com furo, e veja se a cor preta não queima o solo, citei as lonas pra silagem, ou de silo-bolsa, porque são dupla-face com a parte branca pra ir por cima.

                Ou procura aí na cidade lojas de ferragens e cia que tenham lona grossa com cor clara, tipo: https://www.cikala.com.br/lona-ck300-branca-em-polietileno-com-ilhos-a-cada-metro-impermeavel-multiuso/ É cara mas provavelmente em pedaços isso dura 6-8 anos, conforme o que planta talvez dure mais, e em pedaços assim reutiliza pra tudo, dobra os cantos pra diminuir espaçamento entre furos digamos.

                • AlehCemyOPM
                  link
                  fedilink
                  arrow-up
                  3
                  ·
                  2 years ago

                  Não, a cobertura é pra usar enquanto eu tô com a horta ativa (eu não planto durante inverno porque não tem muito sol batendo no canteiro, se bate 2 horas já é muito)

                  É essencialmente para ajudar a segurar umidade nos meses que não chove tanto (agosto a novembro, e depois março a maio), e com isso diminuir o consumo de água, assim como evitar de matinho crescer, e claro, ajudar também a regular a temperatura do solo. Eu planto um pouco de tudo nesse canteiro que não é grande, mas tento aproveitar bem o espaço, mas é aquela coisa, sempre fica solo exposto, daí os matinhos fazem a festa e mesmo que eu fique limpando, volta com mais intensidade, porque são do tipo que se você quebra a raiz, cada ponta nova é uma planta nova…