Não precisa ser regras realistas, apenas que incentivem a exploração de masmorras. Também não precisa se limitar a sistemas de RPG de mesa, pode ser jogos eletrônicos ou de tabuleiro. O objetivo é criar regras adicionais no nosso RPG para melhorar a experiência e não fique um processo repetitivo.
Não sei se seria viável uma mecânica para isso. Justamente porque você falou em não tornar o processo repetitivo.
O normal é você incentivar por meio de recompensas paralelas, e aí depende de como o grupo joga.
Um grupo focado em Lore vai gostar de ter coisas para investigar, como tomos, salas e construções. Neste caso a descrição pode impactar muito mais.
Um grupo focado em loot vai se preocupar em ter recompensas, então é interessante ter sinais de que pode ter algo valioso, moedas jogadas num canto, descrever pergaminhos e símbolos luminosos, etc.
É importante também tentar desviar do contexto de utilizar todo o material preparado. Uma equipe normalmente não vai encontrar todo o tesouro nem ver todos os ambientes e se focar nisso é uma ideia ruim. Crie algo que te anime.
Sim, tem razão. Obrigado pelo feedback. É um ponto a se pensar que vão ter diferentes tipos de jogadores no grupo e não dá para focar em algo que agrade apenas um perfil. Sobre o conteúdo pensei em prepara apenas as partes essenciais e o resto improvisar com tabelas aleatórias, mas confesso que ainda estou avaliando como fazer isso.