Uma perspectiva diferente da economia brasileira pela O Tempo.

  • Noah Loren "Noren"
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    7
    ·
    edit-2
    2 days ago

    Nada haver com a matéria, não quero descredibilizar ela apenas apontar o viés porque nada é neutro nesta vida nem shampoo de bebê. O jornal O Tempo foi fundado por Vittorio Medioli, um empresário e político brasileiro que teve uma longa carreira em partidos de direita e é filiado ao PL-Partido Liberal desde 2022 até o presente momento, sendo administrado até hoje pela família dele. Específicamente sua esposa, Laura Medioli que preside a Sempre Editora – Enfim, vários nomes de grupos apenas pra não usar a palavra nepotismo.

  • Limcon@lemmy.ml
    link
    fedilink
    arrow-up
    5
    ·
    edit-2
    2 days ago

    Diversos pontos do texto me soam como imaginar o mundo fora do Brasil como as pessoas daqui vêem o Brasil, mas nessas noções tem muitas distorções. Vejo que o artigo está usando muitas opiniões de que lá fora o juro vai aumentar e o Brasil deveria aumentar mais, por consequência.

    Para financiar a perda de receitas, os EUA teriam que emitir cada vez mais títulos, elevando os juros ao redor do mundo -pois muitas economias têm de pagar um prêmio acima dos chamados T-Bonds americanos para atrair investidores a fim de rolar suas dívidas. Caso contrário, haveria preferência para os títulos americanos.

    Trump não tá querendo descer o juros na base da porrada? Lá eles decidiram não aumentar os juros e provavelmente vai rolar recessão, sendo necessário baixar os juros (pelo que me parece, mas posso estar enganado) no futuro.

    Sobre a China, parece uma discussão meio sem pé nem cabeça, sistema bancário deles é todo estatal e a diferença entre a divida que eles têm de outros países e a dívida internacional deles é de 3% do PIB. Basicamente eles jogam por outras regras e tem MUITA dívida dos EUA.

    Também chamar Brasil de muito endividado soa bem estranho. Brasil tem um nível de dívida OK, principalmente porque a divida é majoritariamente em real.

    • Viet 🔻
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      4
      ·
      5 hours ago

      o titulo da matéria é bem sensacionalista, o q leva a entender tudo errado na vdd, mas a perspectiva talvez seja de aumento de juros no sentido assim:

      • a China tem divida propria como vc falou, sistema bancario estatal, uma boa parte da industria de base deles tbm é estatal. O detalhe, é q fizeram mts investimentos em P&D, e com o tarifaço do Trump e outras tarifa q foram sendo impostas de 2020~, isso meio q reteu esse investimento sem o retorno ainda. Porém a tendência, é q nos próximos 10 anos, esses investimentos q tão fazendo agr se paguem, e essa dívida derreta tbm né, afinal, todo investimento de tecnologia num geral, tende a ter um investimento enorme no inicio, mas o retorno é multiplicado exponencialmente a niveis absurdos num longo prazo.

      • dos EUA a questao é, o Trump tentou trucar de forma mt arriscada pra tentar “reindustrializar” os EUA, só q tudo isso dependia da China se amedrontar e negociar com ele, o q nao ocorreu (até pq nao tinha sentido a China ceder tbm). Dito isso, com as industrias nao retornando aos EUA pq slk nao compensa, com o teto de gastos q eles tem lá q gera uma baixa margem pro executivo fazer qqr coisa por conta propria, com a China e Japão vendendo os Bonds, faz com q a tendencia seja aumentarem os juros dos Bonds pra compensar a rolagem da divida q taí batendo na porta.

      • daí disso tem o Brasil, q como na sua estrutura economica depende de investidores externos pra conseguir rolar sua divida, tem q observar os juros de outros paises, especialmente EUA, pra poder verificar se esta de acordo com aumentos ou reduções de divida. E ainda mais pensando q a margem do governo federal é mt baixa devido ao arcabouço fiscal pra investir nas empresas estatais, e ja nao temos tantas estatais qnto já tivemos, com a industria brasileira toda onerosa como tá, com o aumento do emprego formal e aumento salarial nao acontecendo tao rapidamente qnto o governo calculou (chegamos a media historicas, mas a formalização e aumento salarial nao tao se acompanhando rapidamente), a tendencia é os juros no Brasil subirem tbm, td pra competir com o aumento nos EUA, o q cria um ciclo vicioso.

      Ou seja, a gnt tá num cenario de bosta msm kkkkkkkk

      • Limcon@lemmy.ml
        link
        fedilink
        arrow-up
        1
        ·
        edit-2
        4 hours ago

        Sobre a China, não sei, o que vejo é eles fomentando o consumo interno cada vez mais, os juros de lá tão nos mínimos históricos, basicamente dizendo “peguem dinheiro e invistam, tanto na China quanto fora”. Basicamente tão investindo muito pesado, tipo o investimento que o Brasil conseguiu a juros ínfimos ontem mesmo.

        Sobre os EUA, eu acho que o que vale mais é o que o Trump quer, também querendo investimento interno a qualquer custo. Ele basicamente virou imperador, o projeto 2025 funcionou e ele tem praticamente toda a máquina pública na mão.

        O futuro fica para o futuro, mas não acho que a China tenha vontade de deixar os juros maiores para receber investimento externo, o foco deles é emprestar ultimamente.

        Dá pra ver isso, sobre a China, aqui.

        Edit: mas isso tudo é futurologia né kkk, só o futuro dirá o que vai acontecer.

        Edit 2: o gráfico foi pra mostrar que eles não seguem as lógicas que a gente tá acostumado, basicamente eles tão jogando com cheat code querendo mais estímulo pra economia (juros ainda menores).