[Titulo]— Rosa Luxemburg (1899)

As pessoas acham que ser assimilada (inclusão) a estrutura se poder para representar socialistas, a classe trabalhadora, etc, é uma vitória delas pq elas podem então usar a estrutura de poder em favor delas.

Mas o que acontece é que ao ser assimiladas a estrutura, esses socialistas é que acabam sendo forçados a se adequarem ao capitalismo e a estrutura que foram assimiladas em si. A vitória então acaba sendo a da dominação da estrutura de poder.

O desejo de poder da estrutura capitalista por parte de socialistas faria sentido se pudéssemos criar socialismo na base da opressão, imposição, etc. Mas isso não pode ser feito pq socialismo só é possível na base da liberação, da auto determinação da classe trabalhadora. Só ela pode forçar seu interesse de classe as demais classes, em eliminando a divisão de classe e então criando interesse em comum socialista a toda sociedade. Um poder acima da classe trabalhadora não pode fazer isso por ela, que terá seu próprio interesse de poder e classe burocrática, controladora e pressora.

Ou em resumo, não tem como usar estrutura burguesa para fazer socialismo. Ou estrutura de opressão para acabar com opressão. Ou estrutura de segregação de classes para acabar com a divisão de classes. Essas coisas só podem ser acabadas com o fim da estrutura que mantém elas, e não com o poder dessas estruturas.

Um exemplo mais claro são as mulheres ganhando direito de terem posição de poder em empresas e governo. Isso não libera as mulheres e não acaba com o patriarquismo. Elas estão sendo apenas assimilada a estrutura patriarcal. E nessa estrutura elas, junto com homens, não liberam mas se adequam a tal estrutura em oprimindo demais minorias, para manter o privilégio delas nessas estruturas.

Isso pode ser entendido tanto do ponto de vista teórico da filosofia política de ideologias, como também do ponto de vista histórico. Mas além disso, pode ser também entendido do ponto de vista biológico (pq a sociedade é um órgão vivo que existe a partir de agentes biologicos apenas).

Como seres biológicos nos podemos influenciar e alterar nosso meio, mas o nosso desenvolvimento cognitivo e consequentemente social é criado pelo nosso meio.

Sendo assim, a luta para se acabar com o fascismo, capitalismo, burguesia, não é a partir de ideias, opiniões, conhecimento, ideologias meramente. Isso tudo ajuda a criar conciencia, mas a real luta acontece na criação do meio-ambiente que desejamos construir.

A vitória do socialismo então, não está na conquista da estrutura capitalista/burguesa, mas sim na conquista da estrutura socialista.