cross-posted from: https://lemmy.eco.br/post/6918927
Ainda se tratando dos meus hábitos “sujos” da vida digital, em minhas recorrentes barganhas no aliexpress consegui essa graçinha a um preço acessível. É um ESP32 com módulos de conexão USB-C, leitor de microSD uma telinha de resolução levemente densa, saídas serial auxiliares, e alguns furos na placa pra quando se quiser soldar algum periférico de entrada e saída.
Minhs primeiras impressões do negócio foram intensas, não larguei essa bixiga por uns dois dias.
Você pode ‘flashar’ binários dentro da memória interna, como se fosse um sisteminha operacional com funções básicas ou também pode carregar scripts altamente funcionais para controle e automação de periféricos.
Dentre os CFs (firmwares) eu destaco
Shark (funcional, com navegador de arquivos e algumas ferramentas imbutidas) Saturn (acho que foi brasileiro que fez :3) Crow OS Mods do User Demo (bundle do cardputer)
Ferramentas de Penetração Wi-fi
NEMO Marauder EVil Cardputer (cliente do Evil para S3)
Clientes (jogos, apps, ferramentas)
GPS Logger (tem dois no repositório) MP3 Player (funciona lindamente) Cardputer Piano Cardputer Tuner (preciso testar, iria ser uma mão na roda) DOOM Anarch WebRadio (veio cadastrado a MundoLivre FM, cheiro de brasileiro…) Emulador de GameBoy (tem 3, galera foi longe nessa) Emulador de SNES
Bom, até aqui pra mim tudo isso é uma brincadeira super saudável, porém foi muito interessante de se ver funcionar juntamente ao fato de sempre ter um pessoal mantendo uma comunidade de desenvolvimentos de ferramentas que mais servem pra testar redes e propagar as funcionalidades do ESP32. (têm sido muito responsivos no reddit tb)
Para coisas um pouco mais sérias o negocio fica interessante quando começamos a tratar de Micro-Python distros.
Micro Hydra (de filosofia mais aberta, apenas um launcher de scripts .py) UIFlow 2 (uma linha de mini rodadores de script que te permitem linkar uma conta e exportar scripts em Micro-Python pela rede e cadastrar seu aparelho, a marca é responsável pela ferramente m3burner)
dando ‘flash’ nas distros _se estiver de saco cheio de ficar conectando o seu CardPuter no PC fizeram o M
Bom, essas foram as minhas primeiras impressões e as ferramentinhas que topei por aí que já foram desenvolvidas pra ele.
Fico pensando se dá pra controlar uma Smart House usando só esse ‘tréquinho’ de núcleo.
o que eu não encontrei 1 .apenas no micro-hydra o explorador de arquivos me permitiu editar e salvar os textos. 2. não encontrei um cliente em binário de um “nano” da vida pro aparelho não encontrei também uma mini distro dessa que pudesse tocar .mp3 (pelo que ví ou é o player ou o sistema) 3. não encontrei informações à respeito de instalação de antenas externas para penetração em conexões 5G (wifi) 4. faltou também uma calculadora básica 5. player de GIFs
Tenho um trocin desse e posso confirmar que realmente é muito maneiro! Como o camarada disse, algumas coisas ainda ficam a desejar, sobretudo na lojinha de aplicações m5burner. De qualquer forma, é espero que com o passar do tempo, o engajamento sobre esse tipo de ferramenta aumente e impulseone o desenvolvimento de novas aplicações, bem como, de novos hardwares. O fenômeno da taxação, infelizmente acaba dificultando o acesso pra gente aqui, não só do produto em si, como das partes modulares que podem ser colocadas nas plaquinhas.
Se por um acaso alguém souber de um software pra implementar radiofrequencias na casa dos 920mhz, por favor, avise hahaha
Ce tem razão, mas tenho certeza que esses módulos vão vir a valer quase nada daqui um tempo e continuarão funcionais. Vc já (teve tempo) desenvolveu algo pro seu?
(ainda) não, amigo.
agora que vi direito