O governo piauiense lançou o aplicativo Protege Celular em fevereiro de 2020 — mais de três anos antes do Ministério da Justiça e Segurança Pública disponibilizar um programa semelhante, o Celular Seguro. O projeto estadual foi sendo aperfeiçoado, culminando no CellGuard, que consiste na criação de um banco de dados com o número de identificação (Imei) de todos os aparelhos cadastrados pelos proprietários, além de um aplicativo que permite o rastreamento dos telefones.

Não sei, isso me preocupa um pouco, nos últimos anos temos visto como o estado foi instrumentalizado para espionar jornalistas e políticos, ter esse sistema disponível não poderia ser mais uma coisa que pode ser usada pra ajudar a espionar pessoas de interesse?

  • yuribravos
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    1
    ·
    1 month ago

    Qnd eu ouvi falar dessa inciativa do Piauí também não estava claro que era preciso ter o celular cadastrado em um aplicativo.

    É uma bela iniciativa, muito boa para reduzir o número de crimes de menor violência. Com essa questão de precisar ter um aplicativo, acredito que seja uma forma de facilitar a colheita do IMEI. Muita gente só sabe usar aplicativos.

    Seria essencial que esse aplicativo tivesse duas coisas:

    1. termos de uso com linguagem simples
    2. código aberto para poder ser vistoriado por interessados