E aí, pessoal, de boa?

Estou precisando de ajuda com algumas coisas… Sou leigo em investimentos e quero mudar isso.

Estou com um dinheiro sobrando todos os meses e estou gastando ele ao invés de colocar ele para trabalhar para mim.

Se vocês tivessem uma renda (não é alta) sobrando todos os meses, no que investiriam no momento?

Preciso de mais uma ajuda também: Qual corretora eu uso para começar a aplicar meus investimentos?

Outra dúvida, por onde começo a estudar investimentos? Tem algum canal no YouTube que vocês possam me indicar?

  • Nelson Sant'Ana
    link
    fedilink
    arrow-up
    3
    ·
    edit-2
    1 year ago
    1. Pagar dívidas suas e de sey conjuge
    2. Reserva de emergência. De 6 a 1 ano dos seus gastos mensais. Pelo menos metade de sua reserva em poupança num banco grande, tipo Banco do Brasil. Dinheiro da reserva é pra tem que ter liquidez imediata, e proteção contra quebradeira de bancos e suspensão de pagamentos.
    3. Plano de saúde. A saúde é onde você perderá todo o seu dinheiro caso precise de alguma emergência que o SUS não cubra. Se possível, inclua seus entes queridos. Plano funerário também é interessante, pois além de ser barato, poupa tempo para que quem fica possa chorar sem preocupações.
    4. Montar uma estratégia de acordo com seu perfil, estudando bastante. Quanto mais conservador, melhor, a meu ver. Autores como Mauro Halfeld ou Gustavo Cerbasi ou André Bona oferecem boas introduções.
    5. Estudar e elevar seu valor de mercado, ou passar em melhores concursos públicos. A longo prazo, a dedicação por aumentar a renda dá mais lucro que a dedicação para maximizar os ganhos de investimento. O risco de conseguir ganhar 2% a mais que a média do mercado não compensa. O caminho é buscar aonde tem altos salários ou iniciar empreendimentos.

    Um bom livro, publicado pela própria CVM, e que é uma boa introdução. Como é um livro um tanto seco, sem histórias e sem uma prosa convidativa, recomendo como segunda leitura:

    https://www.gov.br/investidor/pt-br/educacional/publicacoes-educacionais/livros-cvm/livro_top_planejamento_financeiro_pessoal.pdf/view

    Quanto as corretoras, verifique se o banco que você usa não tem investimentos diretos no tesouro direto, sem cobrança por isso. Hoje em dia quase todo banco tem área de investimentos sem taxas para tesouro direto e outras aplicações semelhantes.