Período entre abril de 2023 e março de 2024 é o mais quente da história, com temperatura 1,58ºC acima da média da era pré-industrial. Dados foram divulgados pelo observatório europeu Copernicus.

  • @rubem
    link
    31 month ago

    Pra quem vem de regiões frias do mundo, umas regiões do Brasil são inabitáveis faz tempo. Mas quem sempre viveu nessas regiões quentes se acostumou, igual europeu acostumou com frio.

    A época do ano que a gente mais trabalha no sol é lá por agosto ou setembro, que é a época do ano que bate 43°C aqui, como tem vento o suor seca e ninguém sofre tanto assim na prática, obviamente um europeu ia morrer, mas quem cresceu em regiões assim não liga, é 2 meses quentes pra caramba, pra uns 6 meses com clima legal (30-50 minutos de ar ligado a noite e já tá passando frio no quarto), pessoal não liga porque passou a vida toda assim, sabe como lidar com isso (Argentinos, gaúchos, europeus e cia claramente não sabe, a gente que vive em região quente tem mais de meia dúzia de ventiladores em casa com só 1 ou 2 pessoas, pessoal de regiões frias tá despreparado pra calor porque quando o calor chega tem só 1 ou 2 ventiladores pra 4 pessoas, e as vezes 1 ar-condicionado pra 4 pessoas, na minha vizinhança é mais comum ter 4 ar-condicionado pra 1 pessoa).

    Enfim, enquanto tiver alguma atividade econômica nessas regiões, elas continuarão habitadas, o ser humano se adapta, só o que não é adaptável é a necessidade de dinheiro, ela é quem ditará o abandono de regiões, e coisas como agricultura se faz só na época chuvosa e fresca do ano, na minha região mesmo são 6 meses sem chuva onde ninguém nunca cultivou nada, se nessa época faz 35 ou 43°C tanto faz, a atividade econômica ocorre FORA dessa época, e se na época das chuvas a temp. média subir 2 ou 3°C também não é problema, ela nunca foi preocupante nessa época com chuvas (A média fica nuns 25-26°C, é ridiculamente baixo comparado aos picos de 42-43°C de setembro, teria que subir uns 10°C pra ficar preocupante).

    • @nossaquesapao
      link
      21 month ago

      Por curiosidade, quando faz esses 43°C aí, a sensação térmica é mais ou menos de quanto?

      • @rubem
        link
        2
        edit-2
        1 month ago

        É quente mas não é insuportável, a umidade fica na casa dos 15% de tarde então o vento seca o suor e a pele resfria, é MUITO mais confortável que ter uns 35°C com umidade de 90%, onde o suor não seca e você se sente numa sauna.

        Única tabela de sensação térmica que achei que mostra umidades baixas de cerrado é em ºF: https://qph.cf2.quoracdn.net/main-qimg-5e2698db6b1320313ffebc055bab20d2-pjlq

        Seria 109°F com sensação de 103°F, ou só 40°C, não é o fim do mundo (Essa questão do suor secar é muito importante, já peguei 40°C na região sul e achei que ia derreter, porque o suor não secava, o vento não fazia efeito na pele, uma sensação horrível, isso a tabela de sensação térmica não traduz direito).

        Trabalhos que exigem aparência perfeita nessa época são um terror, mas na prática as pessoas dessas regiões não ligam, ligar pra gente suada em banco ou empresa é preocupação de turista alienado, talvez loja chique de roupa, mas pra cada uma dessas tem umas 684 empresas com ventilador, ar, e tererê gelado pros clientes chegarem suados e se refrescar, ter café não faz diferença mas ter bebedouro com água gelada faz MUITA.

        Bem curioso só achar tabelas em celsius com umidades acima do que passei minha vida toda vendo, tipo essa: https://www.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2023/11/WhatsApp-Image-2023-11-14-at-16.19.11.jpeg?w=652

        • @nossaquesapao
          link
          21 month ago

          Por isso perguntei, porque aqui no interior do rj, tem dias que faz uns 35°C, mas é tão úmido, que a sensação térmica bate facilmente 42°. Fica insuportável, e pior ainda quando não tem vento.