Não precisa ser regras realistas, apenas que incentivem a exploração de masmorras. Também não precisa se limitar a sistemas de RPG de mesa, pode ser jogos eletrônicos ou de tabuleiro. O objetivo é criar regras adicionais no nosso RPG para melhorar a experiência e não fique um processo repetitivo.
Bem lembrado, no meu ponto de vista esses eventos sazonais ajuda muito na imersão. Baseado na tua sugestão pensei em fazer com que eles possam explorar uma vez por dia. Ao acabar os recursos terão que voltar e encerrar suas atividades e só poderão continuar no dia seguinte. Nesse intervalo aconteceria esses eventos temporais que tu citou. O que acha?
Normalmente a mecânica utilizada é a de “pontos de aventura”. Por exemplo, cada turno de exploração de ermos (lugares abertos do mapa) consome 1 ponto na média. Assim, deslocar de um lugar a outro consumiria um ponto se for fácil, 2 pontos se for difícil. Explorar o lugar tb seguiria a mesma lógica. E cada turno gasto significa que existe uma possibilidade de algo acontecer. 2 em 6 para lugares perigosos, 1 em 6 para lugares menos perigosos, e assim vai.
Já os eventos programados, poderiam acontecer quando o mestre bem entender.