Com tanta dependência de plataformas privadas e estrangeiras, as vezes me pergunto se não faria sentido termos uma rede social pública, pra para comunicação oficial, acesso de informações e participação do grande público.

Se isso fizesse sentido, vocês acham melhor criar uma do zero ou adotar alguma plataforma open-source que já existe, tipo o Mastodon, PixelFed ou outra do fediverso?

Queria saber o que vocês acham — faz sentido? Quais seriam os prós e contras?

  • Noah Loren "Noren"
    link
    fedilink
    arrow-up
    4
    ·
    2 days ago

    A maioria dos projetos governamentais envolvendo tecnologia digital pelo menos na minha experiência são muito negligenciados e com orçamento muito inferior ao necessário para a manutenção e o aperfeiçoamento de aplicativos e plataformas.

    Aqueles que possuem um esforço maior em sua construção e em sua divulgação normalmente estão relacionados com questões burocráticas.

    Esta é a realidade na qual vivemos. Dito isso o governo deveria ter uma rede social estatal? O governo deveria possuir protocolos de segurança mais rígido para seus funcionários que não envolvessem o uso se tecnologia estrangeira.

    Teoricamente o governo não necessita de uma rede social própria, apenas de redes sociais brasileiras sobre as quais ele tenham o direito legal de agir.

    Lembrando que embora algumas pessoas enxerguem no software livre uma forma de obter soberania digital até onde eu sei uma visão mais difundida na comunidade é da tecnologia como forma de garantir relativa liberdade individual em relação as Big Techs e também aos estados nacionais. Me corrijam caso esteja equivocado.