Peço perdão ao time de moderação se não for o local adequado para perguntar isso. Também já adianto que não sou da computação, então posso estar me preocupando com um problema inexistente.

Conforme eu uso mais o Lemmy e vejo as comunidades que sigo crescerem, fico pensando em quão eficiente é o uso de recursos das instâncias individuais. Com isso, quero dizer: pelo que entendo, quando eu, usuário do lemmy.eco.br, me inscrevo em determinada comunidade em outra instância, uma cópia é criada no servidor de que meu usuário é nativo. Os posts, comentários e, mais importantemente, arquivos e imagens associados são clonados também, pelo que entendi.

Li em algum lugar que são 20 (ou um número qualquer, mas não todos) os posts copiados quando algum usuário se inscreve numa comunidade “nova” para a instância de que ele é nativo (significando: ele é o primeiro usuário da instância que se inscreve naquela determinada comunidade que está baseada em outra instância), o que deve ajudar um pouco, mas talvez isso nem seja o caso, já que foi só algo que li por aí.

Sei que a instância só vai fazendo cópias conforme os usuários se inscrevem por aí, então não existe uma cópia de todo “lemmyverso” em todas as instâncias, ao que entendo. Isso também exclui instâncias desfederadas, imagino.

Ainda assim, imagino que o uso dos recursos aumenta bastante conforme mais usuários participam, especialmente os chamados power users, que se inscrevem em múltiplas comunidades e obrigam a instância de origem a fazerem cópias de diversas comunidades.

Outra questão que pensei diz respeito a usuários inativos. Se alguém cria uma conta, se inscreve em determinada comunidade em que nenhum usuário da instância tenha se inscrevido antes e deixa de acessar a conta, esse usuário está criando um gasto à instância desnecessariamente.

Tendo em mente essas considerações e que eu talvez nem saiba do que estou falando, gostaria de saber o parecer de vocês, especialmente a administração da instância, sobre o que eu falo. Estou falando groselha? Entendi errado como funciona o Lemmy? E, se não, é sustentável um servidor que funcione nessa lógica a longo prazo? Existe algum “prazo” para deletar conteúdo antigo, para ajudar com armazenamento?

Agradeço desde logo a paciência com meu desconhecimento.

  • EmanuelOP
    link
    fedilink
    arrow-up
    4
    ·
    1 year ago

    Existe um prazo para deletar conteudo antigo e que pode ser configurado pelo admin da instância, eu particularmente sou contrário a utilizar esse artificio aqui, pois na minha opinião, é contrario ao proposito de substituir o reddit enquanto uma base de conhecimento. Talvez com uma ampla utilização da wiki, a gente possa adotar esse modelo uma vez que o conteudo importante seria transferido de forma organizada para lá.

    Também não gosto da ideia, pelo mesmo motivo. Mas imagino que uma parte importante do propósito de arquivar conhecimento seja especialmente relevante aos posts de texto e não tanto às imagens, visto que muitas são memes. Claro, não quero avaliar que tipo de conhecimento é melhor, mas imagino que a maioria das pessoas vai querer revisitar um guia em texto do que um meme de anos atrás.

    Fico pensando se o Lemmy permite essa seleção e, se não, temos a wiki, que acho que foi uma ótima ideia de implementar, considerando que o Lemmy não tem essa função.

    Quanto a sustentabilidade do servidor, a moderação do r/Brasil tem atuado ativamente para garantir que os serviços continuem operando indefinitivamente. Futuramente, caso seja necessario, adicionaremos uma forma de contribuição dos usuários por meio de doações, fazendo uso de alguma plataforma transparente como o libera pay.

    Isso seria muito bom. Gosto do modelo comunitário e colaborativo que os servidores do Fediverso têm adotado, num geral. Nesse sentido, também aplaudo a escolha de utilizar programas de código aberto. Esse é um compromisso que acho muito importante, não só para a instância, mas para a internet continuar sendo um lugar livre, o que tem sido mais e mais relevante, por motivos diversos.

    Enfim, valeu pela resposta. Que bom que não falei groselha hahaha