Alguém mais está percebendo como os formatos de vídeo .ts e H.264 estão se tornando cada vez mais frequentementes?

Esses formatos menos conhecidos, agora estão ganhando espaço talvez devido à sua qualidade e eficiência. Isso nos faz pensar: será que o formato MP4, que sempre usamos, está se tornando obsoleto? Com o surgimento de novas redes sociais como BlueSky, o mundo digital está mudando.
@foss

  • nossaquesapao
    link
    fedilink
    arrow-up
    7
    ·
    3 days ago

    Cuidado pra não confundir formatos de containeres vídeo com codificadores de vídeo. Mp4 é um container, que pode ter vídeo codificado com h264, h265, av1, etc. Está longe de ser obsoleto.

    • DomRodrigues@lemmygrad.ml
      link
      fedilink
      arrow-up
      3
      ·
      3 days ago

      É, eu posso ter feito isso mesmo (rsrsrs) mas postei aqui afim de encontrar respostas, explique mais! rsrs tenho me deparado muito com esses codificadores , se é que eu entendi, como manipula isso? rsrsr.

      • nossaquesapao
        link
        fedilink
        arrow-up
        4
        ·
        edit-2
        3 days ago

        Não sou a melhor pessoa pra explicar em mais detalhes, mas de forma bem grosseira, o container (o formato do vídeo reconhecido pelo sistema operacional, como .mp4, .mkv, .webm), É como se fosse a caixa onde o vídeo é armazenado e transportado, enquanto o codificador (Ex: h264, av1, vp9) é o que determina de fato o tipo de vídeo, a forma como o sistema deve reproduzir, qualidade, tamanho, etc.

        Se usa diferentes containeres porque alguns apresentam mais vantagens pra determinados tipos de distribuição. Por exemplo, alguns são melhores pra streaming, outros pra download direto ou mídias físicas, outros permitem armazenar mais tipos de metadados, etc.

        Já os codificadores, se usa diferentes tipos porque cada um tem capacidades de compressão e relação de tempo para codificação/ tamanho de arquivo gerado/qualidade/compatibilidade diferentes. Por exemplo, um serviço de streaming de vídeos normalmente busca reduzir a banda de rede, então prioriza codecs que tenham tamanho final de arquivo menores, mesmo que demandem muito tempo pra fazer a compressão, mas um sistema de chamadas por vídeo precisa comprimir o vídeo em tempo real em hardware simples e então precisa de um codec com codificação mais leve, mesmo que tome mais banda de rede. Tem questões de licenciamento envolvidas também.