O keffiyeh é muito mais do que apenas um lenço tradicional do Oriente Médio - é um poderoso símbolo de resistência palestina contra a ocupação israelense. Originado na cidade iraquiana de Kufa, este lenço preto e branco se tornou ícone da luta palestina durante o mandato britânico na região entre 1936-1939. O ex-presidente da Organização pela Libertação da Palestina (OLP), Yasser Arafat, popularizou o uso do keffiyeh em todo o mundo, transformando-o em um símbolo de solidariedade com a causa palestina.

O shemagh, por sua vez, é um lenço tradicional do Oriente Médio usado há milênios para proteger contra os elementos naturais, como sol, vento e poeira. Apesar de sua função prática, o shemagh também se tornou parte da cultura militar, sendo adotado pelos soldados americanos devido a sua versatilidade.

Tanto o keffiyeh quanto o shemagh carregam significados profundos para os povos da região, representando sua história, identidade e lutas pela autodeterminação. Esses lenços vão muito além de simples acessórios, sendo poderosos símbolos de resistência e orgulho nacional.

  • Noah Loren "Noren" M
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    2
    ·
    7 days ago

    Ótima postagem!

    Apenas para exemplificar:

    Keffiyeh

    Imagem de mulheres vestindo um lenço branco com um padrão negro que cobre a maior parte de seus rostos deixando apenas os olhos de fora.

    Shemagh

    Imagem de um homem usando um shemag um lenço escuro com padrões negros que cobre seu rosto deixando apenas os olhos de fora.