Estou cá com meu celularzinho antigo (veio com android 5) rodando android 10, graças ao lineageOS, e prestes a instalar o android 12 nele, graças a um port da comunidade para o treble.
Alguém mais aí gosta de uma custom rom e de usar o celular até o bicho não aguentar mais?
Gosto também pra dar uma maior sobrevida nos aparelhos antigos. Só sinto falta de usar o rádio (sim, tenho alma de um senhor de 80 anos), que geralmente não tem suporte em rooms customizadas
P.S. não se sinta mal por fazer as coisas que gosta, mesmo que não sejam populares, e não deixe que preconceitos bobos te impeçam de ser quem você é.
Tá aí uma coisa que nunca percebi, por não usar rádio, mas parando pra pensar, os drivers devem ser quase todos proprietários e feitos por fabricantes que não dão suporte de software.
Essa questão é até hoje complicada em celulares, porque esses fabricantes, historicamente, trabalham com o modelo de fabricar produto que fica pronto e então se inicia outro projeto, tal como se fabrica um radinho de pilha, e ainda não migraram pra um modelo baseado em software, com manutenção a longo prazo.
Mas por curiosidade, já experimentou se celulares fabricados com suporte ao projeto treble e usando imagem genérica (GSI) mantém a funcionalidade de rádio se atualizar pra outra GSI? Em teoria, deve funcionar tudo ok.
Vixe, não entendi nada do último parágrafo que você escreveu
O projeto treble foi feito pra ajudar os fabricantes a manterem os celulares atualizados. A grosso modo, ele criou uma interface padrão pra comunicar os drivers com o Android e os removeu de dentro do sistema. Então, agora se usa uma rom do sistema que serve pra qualquer aparelho fabricado com suporte ao treble e funciona o hardware normalmente.
Ainda não é 100% a questão da compatibilidade, mas nem se compara com o sistema de antes.
Ah, legal. Nunca usei custom rom de smartphone com Android > 7. Pelo que li esse suporte começou no Oreo. Vai ver é por isso que nunca ouvi falar. Valeu!
@jaum22 @fulano hahahaha perdi com a parte da alma de senhor