Fala meu povo! Recentemente ganhei um Raspberry Pi 4 da empresa onde trabalho para usar como bem quiser e decidi transformá-lo em um pequeno servidor caseiro!

Assim que o recebi fiz a instalação do Fedora Server e já tinha até instalado algums servicos básicos. No entanto, assim que precisei me preocupar com o armazenamento do sistema me deparei com uma situação desagradável: os 64GB de armazenamento do cartão SD do meu Pi não estavam sendo usados pelo sistema, tendo apenas duas partições de /boot e /boot/efi e um LVM contendo uma partição com sistema de arquivos XFS que não ocupa nem 5GB do espaço disponível.

Frente a isso, pensei em uma solução robusta para o problema: mover a instalação do fedora presente em fedora-root (a partição LVM xfs) para um novo sistema de arquivos BTRFS em modo RAID-1 com um pendrive de mesma capacidade. Dessa forma eu teria redundância para perder um dos dispositivos e fecharia com a regra de ouro do backup: 3 cópias, 2 locais e em lugares / formatos físicos diferentes, 1 externa (nuvem no meu caso). Ainda seria pouco espaço (<64GB) mas já é algo que eu posso aproveitar para me livrar de serviços externos, em nuvem e de bigtechs (Google Drive, iCloud, OneDrive).

O problema foi que eu fiz todos os passos descritos no post linkado e não consegui transferir a instalação para o novo sistema de arquivos :/ Por mais que tenha conseguido criar, copiar, fazer mount e bootar pelo sistema de arquivos novo, na hora de excluir a partição antiga do XFS eu acabei quebrando tudo!

Se alguém da comunidade puder dar uma olhadinha ou tenha ideia de como resolver essa questão agradeço muito! (o post no fórum está em inglês para atrair mais gente à questão, mas a partir de agora vc só precisa saber falar Linux na real 😄).