Após um período extraordinário, o site de torrents RARBG encerrou as suas atividades em maio sem qualquer aviso prévio. Sem tempo para se prepararem para o desaparecimento do site e sem qualquer capacidade óbvia para assumir proactivamente a responsabilidade, os utilizadores teriam simplesmente de aguardar e deixar a natureza seguir o seu curso. Três meses depois, parece que vários sites de torrent conhecidos transformaram a perda do RARBG em ganhos saudáveis.

Gerir um grande sítio público de torrents durante 15 anos é um feito considerável. Fazê-lo num ambiente incrivelmente hostil, como uma das marcas “piratas” mais reconhecidas do mundo, é certamente invulgar. Fazê-lo sem praticamente nenhum tempo de inatividade e sem qualquer assistência (ou proteção) da Cloudflare é absolutamente sem precedentes.

A RARBG fazia tudo parecer sem esforço. Depois, sem mais nem menos, o RARBG desapareceu. Pelas razões já referidas, um sítio como o RARBG não é facilmente substituído. A combinação de conteúdos, estabilidade, fiabilidade, marca e visibilidade era rara num sítio público, e tentar replicar a fórmula exigiria motivação e o molho secreto que, de alguma forma, manteve o RARBG online.

Dois meses depois

Passaram pouco mais de 90 dias desde que o RARBG desapareceu, uma vida curta no mundo da pirataria online. O buraco que o RARBG deixou no ecossistema público pode nunca vir a ser totalmente reparado, mas os buracos negros do tráfego são muito mais rápida e prontamente consumidos.

Nos últimos três meses, quase todos os principais sítios de torrents que oferecem os mesmos tipos de conteúdos que o RARBG registaram ganhos impressionantes. Os sites orientados para regiões diferentes e/ou com conteúdos que não eram anteriormente oferecidos pelo RARBG não registaram mudanças óbvias no tráfego.

Sem surpresas para os recém-chegados ao cenário dos sites públicos de torrents, é provável que muitos dos principais sites tenham agora uma maior quota de mercado (dados da SimilarWeb).

O RARBG fechou no último dia de maio, pelo que os dados de tráfego desse mês (azul) não estão distorcidos de forma significativa e podem ser comparados com o tráfego gerado pelos outros sites no mesmo período. Como mostra o gráfico, o tráfego da RARBG caiu a pique nos dois meses que se seguiram (junho/vermelho, julho/amarelo), com os outros sites a registarem todos ganhos.

Exemplos de fatos e números

Uma observação interessante é que, apesar da notícia generalizada do encerramento do RARBG, em julho o domínio ainda recebeu umas impressionantes 4,6 milhões de visitas. Teria sido trivial colocar alguns anúncios na página para ganhar algum dinheiro fácil mas, por razões próprias, os operadores do sites não o fizeram.

Em termos de número total de visitantes, o YTS tem-se saído obviamente muito bem. Antes do encerramento do RARBG em maio, o YTS recebia cerca de 86,7 milhões de visitas por mês. No final de julho, esse número já impressionante tinha aumentado para 102,3 milhões, o que pode ser um dos totais mais elevados alguma vez alcançados por um site de torrents num único mês.

Entre maio e julho, o site de torrents 1337x também ganhou um tráfego significativo; cerca de 16 milhões de visitas a mais em julho do que em maio, de acordo com a SimilarWeb. O Pirate Bay teve um aumento menor, cerca de 4 milhões a mais em julho, mas um site em particular parece ter realmente atingido o ouro.

De acordo com a SimilarWeb, o TorrentGalaxy recebeu cerca de 18 milhões de visitas em maio. No mês seguinte, esse número subiu para 34,8 milhões, mas em julho, o número de visitas atingiu 40 milhões, apenas cerca de um milhão de visitas a menos do que o RARBG teve em maio, antes de encerrar.

Embora a perda da RARBG seja mais do que apenas tráfego, é seguro concluir que a oferta acompanhou facilmente a procura face a uma crise inesperada.

Fonte original: Torrent Freak