Olha, a maioria das pessoas não ta nem aí pra software livre, incluindo militantes de esquerda.
Inclusive, é algo que nunca entendi, por que nossa esquerda não inclui essa pauta. Nem mesmo dentro das universidades o povo liga. O que mais tem por aí é galera comuna usando windows e pacote office. Tem ate aqueles que usam versões piratas e se sentem grandes revolucionários, enquanto mantém o poder de monopólio das empresas, sem se dar conta de que a verdadeira oposição é não usar os produtos delas.
Se parar pra observar, o mercado capitalista abraçou mais o software livre do que nossa esquerda, o que acho um tanto curioso.
O pessoal simplesmente não liga, e com redes sociais não seria diferente.
Mas isso é principalmente por que as pessoas são extremamente leigas pra tecnologia, e parece que principalmente pessoal de esquerda. Parece que tem medo de aprender a respeito, de usar um software diferente do mais comum, de usar algo diferente… Pra nós que estamos aqui é muito fácil falar, mas tem muita gente de esquerda que mal usa o google pra procurar as coisas e responder a dúvidas, quem dirá ir atrás de software que precisa de 1% a mais de dedicação.
deleted by creator
Penso o mesmo. É muito louco tudo isso. Essas empresas têm um poder tão grande que parece que sai do econômico e vai pro psicológico.
Fora o paradoxo de que hoje temos fácil acesso a conhecimento e fácil comunicação, mas os movimentos estão cada vez mais divididos, ao invés de unidos. Assim, nossa força vai se diluindo, e as empresas, crescendo.
Tem muita coisa que é muito sutil, mas é empoderamento de empresas às nossas custas e passa despercebido pra maioria. Quando eu estiver melhor e com mais tempo, tento fazer um post pra encadear o assunto.
deleted by creator
deleted by creator
deleted by creator
@junior_rios @kariboka @batepapo tenho a impressão de que a ausência de algoritmo vai mostrar que o alcance desses “influencer” é bem menor do que eles acham, por isso não gostam daqui.
@wag @junior_rios @kariboka @batepapo bom, eu não sou influencer de porra nenhuma, mas pelo menos na minha experiência, é justamente o contrário. Essa semana eu passei o número de seguidores que eu tinha no Twitter, e desde o dia 1 eu tenho MUITO mais interações aqui do que eu jamais tive por lá. Imagine então alguém que tenha um público?
O lemmy e o reddit seguem o modelo de fórum, e esse modelo é bem ruim pra influencers, pensa só: quem é o famoso daqui do lemmy ou reddit? ninguém, a fama vai para uma comunidade, ao invés do indivíduo.
deleted by creator
@CompadredeOgum @wag @junior_rios @kariboka @batepapo Será? Ou será que esse espaço não vai pra post promovido e propaganda?
deleted by creator
deleted by creator
deleted by creator
deleted by creator
Vai ser igual aquele Koo, hype e flop
deleted by creator
Isso é top. Eu criei um BlueSKy mas não conseguia encontrar ninguém que gostava do Twitter.
deleted by creator
Eu custo a ver a relação direta entre o capital e as redes alternativas. Fato é que a pessoa média vai preferir as redes main stream por conta de ter; mais gente para interagir, mais likes, engajamento etc.
Não sei qual a graça disso tudo, mas entendo que o apelo do like é grande e não fariam a mudança do Reddit pra cá, por exemplo.
Não acho que tenha haver com capital, mas com o pensamento de manada junto com o massageio do ego que essa popularidade virtual trás.
deleted by creator
Acho que não. Tem muito de “ser o primeiro” e costume. Ninguém usa Bing, e a culpa não é falta de dinheiro da Microsoft.
Tá todo mundo falando sobre elas, mas adotar são outros quinhentos