Pra galera que entende, quais seriam os prós e contras? Perdão se fui vago
Nunca entendi bem a graça disso, esses pneus baixinhos são ruins de manobrar, já que inclina estranho, e principalmente, não regulariza isso, então vira só brinquedo pra quintal.
Motor estacionário tem o governador limitando tudo, se libera dele vai pros seus 6 mil RPM, mas aí bebe pra caramba, sem ter marchas basicamente tá com motor de 7cv ou mais nos 4000RPM, e rodando a míseros 40km/h, velocidade que se consegue em bicicleta comum com motor de roçadeira de 25cc (1cv apenas).
Se fosse offroad de verdade eu até entenderia, mas precisaria cambio igual, e de qualquer modo motor acima de 5cv já sobra pra trilhas e cia, são 160cc, a potência não aumenta muito pelo governador mas o torque é suficiente pra esse uso, mas… sem cambio, e com pneus pequenos assim, o uso offroad é extremamente limitado, tá certo que é mais difícil cair, mas é também mais difícil manobrar, se comparar a qualquer moto comum 125/150cc.
A fabricação é simples, mas nunca entendi a graça desse uso, talvez pra areial ande bem, no resto é bem mais desconfortável e gastador (E no asfalto… cadê possibilidade de emplacar?).
Muito obrigado pelo esclarecimento maravilhoso, meu caro. Sou realmente leigo e como achei interessante precisava desse choque de realidade. Só faltou falar do valor que não compete com a realidade.
Só faltou falar do valor que não compete com a realidade.
Suspeito que ele pagou pra fazer isso, não é possível.
Eu comprei motor novo 2t de 52cc a R$ 300, já dá pra andar muito. Motor 4t de 7cv da Zmax se não me engano pra uma motobomba estava R$ 900 ano passado, isso que como tô longe o frete é caro, em metrópole certamente menos de R$ 800 consegue. Medinho de marca chinesa é firula, porque até a Branco usa peças chinesas hoje, o aço chinês hoje tá 50x melhor que o de digamos 2008, um motor estacionário chinês dessa época era descartável, hoje eles duram igual um Branco de 15 anos atrás, ou Briggs dos anos 90. A embreagem com CVT tem pronta, pra motor com chaveta e de 19mm tem kit desses por uns R$ 600, basicamente é uns R$ 300 a embreagem na frente, e uns R$ 300 a polia com CVT atrás, mas que dá pra achar coisa mais em conta dá.
Os pneus e essas rodas ficam caros, tem uns de quadriciclo que pula pra uns R$ 600, a roda talvez R$ 300 com rolamentos e tudo. Freio a disco talvez R$ 250 (Minha moto é freio a tambor, procurei isso faz poucos meses), as bengalas de moto na frente talvez R$ 500 usadas. Banco de moto eu paguei R$ 150, se fizer de tábua e mandar cobrir e colocar espuma já fiz uns maiores pra trator e me cobraram R$ 70 (Só cortei tabua, e prendi parafusos, levei pra tapeceiro comum, usam corino igual de moto mesmo).
O quadro é que precisa dobradura e solda mig, mas ainda que você compre soldador mig é R$ 1200, dobradora se fabrica por uns R$ 300 em peças. Se usar tubo galvanizado de 1" e chapa 3mm (Grosso pra caralho) vai uns R$ 300 em tubos. Vai rolamentos e sedes pra eles, muito parafusinho, guidão completo (Mas só com acelerador e 1 freio fica fácil), um par de amortecedores de moto a R$ 200 talvez, o resto é a mão-de-obra pra você fazer em casa.
Somei uns R$ 4,5 mil. Mas brinquedo se faz com peça usada, provavelmente eu acharia uma moto inteira sem motor por R$ 500 por aqui, com motor estacionário e pneus grandes tipo de gaiola (São pneus aro 13 comuns de carro, recapeados com agarradeiras, uns R$ 250 cada, roda de carro é R$ 50 em ferro-velho, é só soldar outra chapa no outro lado e ela fica fechada, chapa 18 de pouco mais de 1mm dá e sobra) não tem mais muita coisa, que dá pra usar tubo 3/4" chapa 12 dá, vai menos ferro. Embreagem usada complica, esse preço não baixa, mas se achar motor estacionário usado de R$ 500 falamos em algo tipo uns R$ 2 mil gasto. Aqui tem moto de fazenda (Sem documentos) nesse preço então ainda não é exatamente muito vantajoso, a graça tá mais em construir que usar provavelmente (Tenho uma pickup Chana e uma pickup Strada com motores adaptados, depois que terminei mal usei, a graça era mais fazer mesmo, usar não tem tanta graça).
O que é barato é botar motor 2t em bicicleta comum, aí sim, roçadeira velha de 2cv por R$ 200-300, em bicicleta velha de R$ 300, aí sim é o que tem de mais barato possível, e 2cv numa bicicleta já te mata num acidente, nem é muito bom ir pra casa dos 3-4cv (Tem roçadeira de uns 3cv, mas motosserra vai até uns 6cv, difícil controlar tanta potência em pneus estreitos).
Achei ela bonita, por isso perguntei. Pensei em comprar pra andar pela área onde moro, que é um local tranquilo. Só deixei quieto quando vi o preço de 9k que não faz sentido pra mim. Amigo, mais claro que seu comentário é impossível, agradeço as informações!
prós e contras
Vai depender do uso, né?
Pro usar no dia a dia, só vejo contras. Tendo 212cc teria que emplacar. Melhor comprar uma scooter usada.
Mas parece ser um brinquedo legal pra se ter um sítio/chácara pra brincar de off-road.
Depois do comentário do @rubem@lemmy.eco.br concluí que não existe prós hahaha. Só é bonitinha mesmo, mas não valeria pelo preço
Parece que não tem vídeo dela rodando. A moto tbm é estacionária?
O link do Instagram tá aí, tem no stories e no próprio feed