Pra galera que entende, quais seriam os prós e contras? Perdão se fui vago

  • rubemM
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    11 months ago

    Nunca entendi bem a graça disso, esses pneus baixinhos são ruins de manobrar, já que inclina estranho, e principalmente, não regulariza isso, então vira só brinquedo pra quintal.

    Motor estacionário tem o governador limitando tudo, se libera dele vai pros seus 6 mil RPM, mas aí bebe pra caramba, sem ter marchas basicamente tá com motor de 7cv ou mais nos 4000RPM, e rodando a míseros 40km/h, velocidade que se consegue em bicicleta comum com motor de roçadeira de 25cc (1cv apenas).

    Se fosse offroad de verdade eu até entenderia, mas precisaria cambio igual, e de qualquer modo motor acima de 5cv já sobra pra trilhas e cia, são 160cc, a potência não aumenta muito pelo governador mas o torque é suficiente pra esse uso, mas… sem cambio, e com pneus pequenos assim, o uso offroad é extremamente limitado, tá certo que é mais difícil cair, mas é também mais difícil manobrar, se comparar a qualquer moto comum 125/150cc.

    A fabricação é simples, mas nunca entendi a graça desse uso, talvez pra areial ande bem, no resto é bem mais desconfortável e gastador (E no asfalto… cadê possibilidade de emplacar?).

    • lacarsi@lemmy.mlOP
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      11 months ago

      Muito obrigado pelo esclarecimento maravilhoso, meu caro. Sou realmente leigo e como achei interessante precisava desse choque de realidade. Só faltou falar do valor que não compete com a realidade.

      • rubemM
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        11 months ago

        Só faltou falar do valor que não compete com a realidade.

        Suspeito que ele pagou pra fazer isso, não é possível.

        Eu comprei motor novo 2t de 52cc a R$ 300, já dá pra andar muito. Motor 4t de 7cv da Zmax se não me engano pra uma motobomba estava R$ 900 ano passado, isso que como tô longe o frete é caro, em metrópole certamente menos de R$ 800 consegue. Medinho de marca chinesa é firula, porque até a Branco usa peças chinesas hoje, o aço chinês hoje tá 50x melhor que o de digamos 2008, um motor estacionário chinês dessa época era descartável, hoje eles duram igual um Branco de 15 anos atrás, ou Briggs dos anos 90. A embreagem com CVT tem pronta, pra motor com chaveta e de 19mm tem kit desses por uns R$ 600, basicamente é uns R$ 300 a embreagem na frente, e uns R$ 300 a polia com CVT atrás, mas que dá pra achar coisa mais em conta dá.

        Os pneus e essas rodas ficam caros, tem uns de quadriciclo que pula pra uns R$ 600, a roda talvez R$ 300 com rolamentos e tudo. Freio a disco talvez R$ 250 (Minha moto é freio a tambor, procurei isso faz poucos meses), as bengalas de moto na frente talvez R$ 500 usadas. Banco de moto eu paguei R$ 150, se fizer de tábua e mandar cobrir e colocar espuma já fiz uns maiores pra trator e me cobraram R$ 70 (Só cortei tabua, e prendi parafusos, levei pra tapeceiro comum, usam corino igual de moto mesmo).

        O quadro é que precisa dobradura e solda mig, mas ainda que você compre soldador mig é R$ 1200, dobradora se fabrica por uns R$ 300 em peças. Se usar tubo galvanizado de 1" e chapa 3mm (Grosso pra caralho) vai uns R$ 300 em tubos. Vai rolamentos e sedes pra eles, muito parafusinho, guidão completo (Mas só com acelerador e 1 freio fica fácil), um par de amortecedores de moto a R$ 200 talvez, o resto é a mão-de-obra pra você fazer em casa.

        Somei uns R$ 4,5 mil. Mas brinquedo se faz com peça usada, provavelmente eu acharia uma moto inteira sem motor por R$ 500 por aqui, com motor estacionário e pneus grandes tipo de gaiola (São pneus aro 13 comuns de carro, recapeados com agarradeiras, uns R$ 250 cada, roda de carro é R$ 50 em ferro-velho, é só soldar outra chapa no outro lado e ela fica fechada, chapa 18 de pouco mais de 1mm dá e sobra) não tem mais muita coisa, que dá pra usar tubo 3/4" chapa 12 dá, vai menos ferro. Embreagem usada complica, esse preço não baixa, mas se achar motor estacionário usado de R$ 500 falamos em algo tipo uns R$ 2 mil gasto. Aqui tem moto de fazenda (Sem documentos) nesse preço então ainda não é exatamente muito vantajoso, a graça tá mais em construir que usar provavelmente (Tenho uma pickup Chana e uma pickup Strada com motores adaptados, depois que terminei mal usei, a graça era mais fazer mesmo, usar não tem tanta graça).

        O que é barato é botar motor 2t em bicicleta comum, aí sim, roçadeira velha de 2cv por R$ 200-300, em bicicleta velha de R$ 300, aí sim é o que tem de mais barato possível, e 2cv numa bicicleta já te mata num acidente, nem é muito bom ir pra casa dos 3-4cv (Tem roçadeira de uns 3cv, mas motosserra vai até uns 6cv, difícil controlar tanta potência em pneus estreitos).

        • lacarsi@lemmy.mlOP
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          11 months ago

          Achei ela bonita, por isso perguntei. Pensei em comprar pra andar pela área onde moro, que é um local tranquilo. Só deixei quieto quando vi o preço de 9k que não faz sentido pra mim. Amigo, mais claro que seu comentário é impossível, agradeço as informações!

  • maramox
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    11 months ago

    prós e contras

    Vai depender do uso, né?

    Pro usar no dia a dia, só vejo contras. Tendo 212cc teria que emplacar. Melhor comprar uma scooter usada.

    Mas parece ser um brinquedo legal pra se ter um sítio/chácara pra brincar de off-road.

  • hydrocat
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    11 months ago

    Parece que não tem vídeo dela rodando. A moto tbm é estacionária?